O prémio Nobel da Física foi atribuído ao cientista britânico John Clarke, ao francês Michel H. Devoret e ao norte-americano John M. Martinis, pelos seus trabalhos em mecânica quântica.
O comité explica que a atribuição do prémio tem em conta a "descoberta do efeito túnel macroscópico da mecânica quântica e da quantização de energia num circuito elétrico".
"Uma questão importante em física é o tamanho máximo de um sistema capaz de demonstrar efeitos da mecânica quântica. Os laureados com o Prémio Nobel deste ano realizaram experiências com um circuito elétrico no qual demonstraram tanto o tunelamento quântico como os níveis de energia quantizados num sistema suficientemente grande para ser segurado na mão", explica a Academia Sueca das Ciências em comunicado publicado no seu site.
This year’s physics laureates’ experiments on a chip revealed quantum physics in action.
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 7, 2025
A major question in physics is the maximum size of a system that can demonstrate quantum mechanical effects. The 2025 physics laureates conducted experiments with an electrical circuit in… pic.twitter.com/97QoNOxjp4
A temporada dos prémios Nobel arrancou ontem com o anúncio do vencedor da categoria de Medicina.
O galardão foi entregue a Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi pelas suas descobertas sobre tolerância imunitária periférica.
Esta semana serão ainda conhecidos os vencedores dos galardões de Química, Literatura e Paz.
Acompanhe aqui em direto a escolha para Nobel da Física:
WATCH LIVE: Join us for the 2025 Nobel Prize in Physics announcement.
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 7, 2025
Hear the breaking news first – see the live coverage from 11:45 CEST.
Where are you watching from?#NobelPrizehttps://t.co/rogqaeFtSu
O anúncio da última categoria, Economia (Ciências Económicas), só irá acontecer no início da próxima semana, no dia 13.
Todas as categorias serão anunciadas em Estocolmo, Suécia, exceto o Nobel da Paz que, como habitualmente, será atribuído pelo Comité Nobel Norueguês e terá como cenário o Instituto Nobel Norueguês, em Oslo.
Na edição deste ano dos Nobel é o galardão da Paz que concentra as atenções por causa do Presidente norte-americano, Donald Trump, um potencial vencedor que divide largamente opiniões a nível mundial.
Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.
A cerimónia de entrega dos prémios será no dia 10 de dezembro, quando se assinala o aniversário da morte de Alfred Nobel, que morreu em 1896.
[Notícia atualizada às 11h07]
Leia Também: Nobel da Medicina para Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e S. Sakaguchi