Em Houston, aproximadamente 21,2% da população vivia na linha da pobreza ou abaixo da mesma no ano de 2024, o que coloca a cidade norte-americana no topo da lista com a maior taxa de pobreza entre as 25 maiores cidades dos Estados Unidos (EUA).
Segundo dados do Departamento do Censo dos EUA, este número supera Filadélfia, que, agora com 19,7%, detinha antes o título de cidade mais pobre dos Estados Unidos.
O diretor do Centro de Pesquisa Populacional de Houston, Daniel Potter, numa entrevista ao ABC13 Houston, afirma que estes números não estão relacionados com a falta de empregos na cidade, mas sim com a falta de oportunidades de cargos com altos salários.
"É só reconhecer que é necessário priorizar essas vagas com salários dignos, porque temos pessoas a trabalhar aqui. É apenas garantir que elas tenham essas oportunidades", reforça o responsável.
Já Maria Perez Arguelles, professora assistente de pesquisa da Universidade de Houston, refere, em declarações ao Houston Public Media, que esta taxa pode estar também relacionada com o facto de se tratar de uma cidade muito jovem com uma população crescente e, desse modo, em constante mudança.
Ora, este crescimento é entendido como "uma faca de dois gumes", como indica Agustin Vallejo, também professor assistente de pesquisa na mesma Universidade. Adicionalmente, afirma o docente ao Houston Public Media que "o que o crescimento faz é polarizar o mercado de trabalho. Ou seja, cria, de um lado, empregos de baixa remuneração e, de outro, setores de maior produtividade. E isso não aumenta a pobreza, mas as desigualdades na sociedade."
Os dados revelados pelo Departamento do Censo dos Estados Unidos apontam ainda que a taxa de pobreza nos Estados Unidos diminuiu marginalmente em 0,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Por outro lado, a de Houston aumentou 1,7 pontos.
No entanto, o diretor do Centro de Pesquisa Populacional de Houston, Daniel Potter, salvaguardou também que a taxa de pobreza atual da cidade é menor do que há 15 anos, em que correspondia a cerca de 25%.
Veja acima a galeria de imagens que retrata o flagelo da pobreza na cidade norte-americana, capital do Estado do Texas.
Leia Também: Kamilah não esperou e nasceu à porta do hospital no Texas. Eis as imagens