Procurar

Entre as 25 maiores cidades nos EUA, esta é a que lidera taxa de pobreza

Um em cada cinco moradores em Houston vive na linha da pobreza ou abaixo dela, de acordo com os dados revelados pelo Departamento do Censo dos Estados Unidos. A falta de empregos com remunerações mais altas é apontada como uma possível causa. Espreite as imagens.

Entre as 25 maiores cidades nos EUA, esta é a que lidera taxa de pobreza Entre as 25 maiores cidades nos EUA, esta é a que lidera taxa de pobreza
Anterior Seguinte
Galeria

10 Fotos

© Brandon Bell/Getty Images

Notícias ao Minuto
07/10/2025 10:28 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Houston

Em Houston, aproximadamente 21,2% da população vivia na linha da pobreza ou abaixo da mesma no ano de 2024, o que coloca a cidade norte-americana no topo da lista com a maior taxa de pobreza entre as 25 maiores cidades dos Estados Unidos (EUA).

 

Segundo dados do Departamento do Censo dos EUA, este número supera Filadélfia, que, agora com 19,7%, detinha antes o título de cidade mais pobre dos Estados Unidos.

O diretor do Centro de Pesquisa Populacional de Houston, Daniel Potter, numa entrevista ao ABC13 Houston, afirma que estes números não estão relacionados com a falta de empregos na cidade, mas sim com a falta de oportunidades de cargos com altos salários.

"É só reconhecer que é necessário priorizar essas vagas com salários dignos, porque temos pessoas a trabalhar aqui. É apenas garantir que elas tenham essas oportunidades", reforça o responsável.

Já Maria Perez Arguelles, professora assistente de pesquisa da Universidade de Houston, refere, em declarações ao Houston Public Media, que esta taxa pode estar também relacionada com o facto de se tratar de uma cidade muito jovem com uma população crescente e, desse modo, em constante mudança.

Ora, este crescimento é entendido como "uma faca de dois gumes", como indica Agustin Vallejo, também professor assistente de pesquisa na mesma Universidade. Adicionalmente, afirma o docente ao Houston Public Media que "o que o crescimento faz é polarizar o mercado de trabalho. Ou seja, cria, de um lado, empregos de baixa remuneração e, de outro, setores de maior produtividade. E isso não aumenta a pobreza, mas as desigualdades na sociedade."

Os dados revelados pelo Departamento do Censo dos Estados Unidos apontam ainda que a taxa de pobreza nos Estados Unidos diminuiu marginalmente em 0,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Por outro lado, a de Houston aumentou 1,7 pontos.

No entanto, o diretor do Centro de Pesquisa Populacional de Houston, Daniel Potter, salvaguardou também que a taxa de pobreza atual da cidade é menor do que há 15 anos, em que correspondia a cerca de 25%.

Veja acima a galeria de imagens que retrata o flagelo da pobreza na cidade norte-americana, capital do Estado do Texas.

Leia Também: Kamilah não esperou e nasceu à porta do hospital no Texas. Eis as imagens

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10