Procurar

Bruno Le Maire abandona Governo francês após críticas da Direita

A decisão surge horas depois de Lecornu apresentar a demissão ao Presidente francês, na manhã de hoje, após o colapso político do executivo.

Bruno Le Maire abandona Governo francês após críticas da Direita

© Eric BERACASSAT/Gamma-Rapho via Getty Images

Lusa
06/10/2025 17:54 ‧ há 9 horas por Lusa

Mundo

Bruno Le Maire

O recém-nomeado ministro da Defesa de França, Bruno Le Maire, anunciou hoje a sua saída do Governo, menos de 24 horas após a nomeação, na sequência de fortes críticas da direita.

 

Le Maire informou, numa mensagem na rede social X, ter pedido ao Presidente Emmanuel Macron para ser dispensado "imediatamente" das funções, transferindo as responsabilidades para o primeiro-ministro demissionário, Sébastien Lecornu.

O ex-ministro da Economia afirmou esperar que a sua decisão "permita o retomar das discussões com vista à formação de um novo Governo de que a França necessita".

A decisão surge horas depois de Lecornu apresentar a demissão ao Presidente francês, na manhã de hoje, após o colapso político do executivo.

O Governo, anunciado há menos de 14 horas, enfrentou forte contestação interna e ameaças de rutura, sobretudo pela escolha de Le Maire para a pasta da Defesa.

Na noite de domingo, o líder dos Republicanos, Bruno Retailleau, questionou publicamente a participação do seu partido no novo executivo, precipitando a crise.

A direita francesa considerou o regresso de Le Maire - que tinha sido ministro da Economia - ao Governo como um "símbolo da derrapagem orçamental" dos últimos anos dos governos do mandato presidencial de Macron.

Entretanto, a presidência francesa anunciou que Emmanuel Macron pediu a Sébastien Lecornu que conduzisse as "negociações finais" até quarta-feira à noite, com o objetivo de "definir uma plataforma de ação e estabilidade para o país".

Leia Também: Alemanha destaca importância da estabilidade após demissão do PM francês

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10