Procurar

Milhares de marroquinos protestaram contra os "massacres" em Gaza

Milhares de marroquinos protestaram hoje em Rabat contra os "massacres" de palestinianos em Gaza e a normalização das relações do seu país com Israel, quase dois anos depois do início da guerra.

Milhares de marroquinos protestaram contra os "massacres" em Gaza Milhares de marroquinos protestaram contra os "massacres" em Gaza
Anterior Seguinte
Galeria

18 Fotos

© Getty Images

Lusa
05/10/2025 16:30 ‧ há 6 horas por Lusa

"Abram as passagens e parem com os massacres", "Gaza, perdoa-nos", "Os marroquinos estão com a Palestina", gritava a multidão em uníssono enquanto marchava por uma das principais artérias do centro da capital marroquina, noticia a agência noticiosa France Presse (AFP).

 

Muitos manifestantes usavam "keffiyehs" e transportavam bandeiras palestinianas e marroquinas, enquanto outros seguravam cartazes onde se lia "salvar as crianças" ou "parar de matar Gaza à fome".

Os manifestantes responderam aos apelos de várias organizações, incluindo uma coligação de partidos islamistas e de esquerda.

"A guerra atingiu um nível de horror sem precedentes. Estamos a assistir a um genocídio dos palestinianos", disse à AFP um dos manifestantes, Mohamed Baraka, de 56 anos.

Os manifestantes mostraram também a sua rejeição pela normalização das relações de Marrocos com Israel, no final de 2020.

Fatima-Zahra El Mouloua, de 27 anos, explicou que se estava a manifestar "também para fazer ouvir a sua voz contra a normalização".

Várias manifestações de grande escala têm ocorrido no reino alauíta desde o início da guerra em Gaza, em apoio aos palestinianos, mas também para exigir a revogação da normalização das relações entre Marrocos e o Estado de Israel.

Rabat pediu oficialmente "o fim imediato da guerra", sem questionar a normalização.

Dois anos depois do ataque do Hamas a 07 de Outubro de 2023, os negociadores israelitas e do Hamas são esperados no Cairo, para conversações indiretas sobre o plano do Presidente norte-americano, Donald Trump, de pôr fim à guerra em Gaza e garantir a libertação dos reféns.

Leia Também: Hamas reforça estar "muito interessado em chegar a um acordo"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10