Procurar

Vários feridos após ataque russo a estação ferroviária na Ucrânia

O presidente ucraniano avançou, este sábado, que um ataque de drones russos a uma estação ferroviária fez, pelo menos, 30 feridos - tanto "funcionários da Ukrainian Railways, como passageiros". Os serviços de emergência encontram-se no local a socorrer as vítimas.

Vários feridos após ataque russo a estação ferroviária na Ucrânia

© Reprodução X/ Volodymyr Zelensky

Maria Gouveia com Lusa
04/10/2025 11:09 ‧ há 7 horas por Maria Gouveia com Lusa

Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas depois de um ataque de drones russos à estação ferroviária de Shostka, na região de Sumy, este sábado, avançou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

 

"Um violento ataque de drones russo à estação ferroviária de Shostka, na região de Sumy. Todos os serviços de emergência estão no local e começaram a socorrer as pessoas. As informações sobre os feridos estão a ser apuradas", escreveu na rede social X (antigo Twitter).

O presidente ucraniano referiu ainda que, até ao momento, há, "pelo menos, 30 vítimas" e que "relatórios preliminares" dão conta de que os feridos são "funcionários" da Ukrainian Railways e "passageiros".

"Os russos não podiam desconhecer que estavam a atingir civis. Este é um terror que o mundo não deve ignorar. Todos os dias, a Rússia tira vidas e só a força pode fazê-los parar", salientou Zelensky.

E acrescentou: "Ouvimos declarações determinadas vindas da Europa e da América e é hora de transformá-las em realidade".

Volovymyr Zelensky sublinhou ainda que "falar não chega" e que "é preciso uma ação firme" contra a Rússia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já condenou o ataque russo, classificando as imagens como chocantes.

"A União Europeia apoia a Ucrânia, cujo povo está, mais uma vez, a sofrer às mãos da barbárie russa. As imagens chocantes que nos chegam da estação ferroviária de Shostka realçam a disposição imprudente e contínua da Rússia para atacar a população civil", declarou von der Leyen nas redes sociais.

Ursula von der Leyen disse ainda que a União Europeia e os seus parceiros internacionais devem continuar a pressionar a Rússia, até que esta aceite "uma paz justa e duradoura".

Guerra na Ucrânia? Entrou em "fase mais perigosa"

De notar que a invasão russa da Ucrânia, que já provocou mais de 50 mil vítimas entre mortos e feridos, incluindo três mil crianças, "entrou numa fase ainda mais perigosa e mortal para os civis ucranianos", alertou, na sexta-feira, a ONU.

Segundo o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, essa fase está a alastrar com "bombardeamentos contínuos contra escolas, hospitais e abrigos".

Nos primeiros oito meses de 2025, o número de vítimas aumentou 40% face a 2024, indicou Turk, adiantando que os três anos e meio de conflito já causaram a morte de cerca de 15 mil civis ucranianos, enquanto outros 35 mil ficaram feridos.

"Esta guerra tem de acabar, o custo humano para os civis, para os soldados e para as suas famílias é enorme e devastador", afirmou Turk num debate sobre a Ucrânia no Conselho de Direitos Humanos da ONU, onde advertiu que todas as negociações e iniciativas de paz "devem dar prioridade à proteção dos civis". 

Guerra na Ucrânia já com 50 mil vítimas entrou em

Guerra na Ucrânia já com 50 mil vítimas entrou em "fase mais perigosa"

A invasão russa da Ucrânia, que já provocou mais de 50 mil vítimas entre mortos e feridos, incluindo três mil crianças, "entrou numa fase ainda mais perigosa e mortal para os civis ucranianos", alertou hoje a ONU.

Lusa | 12:05 - 03/10/2025

Recorde-se que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

[Notícia atualizada às 14h26]

Leia Também: Moscovo ataca instalações elétricas e Kyiv aponta para petrolíferas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10