Procurar

Guterres saúda posição do Hamas e insta partes a aproveitarem "oportunidade"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou hoje a declaração emitida pelo Hamas, na qual disponibilizou-se a libertar os reféns, e instou todas as partes a "aproveitarem a oportunidade para pôr fim ao trágico conflito em Gaza".

Guterres saúda posição do Hamas e insta partes a aproveitarem "oportunidade"

© Michael M. Santiago/Getty Images

Lusa
03/10/2025 23:08 ‧ há 6 horas por Lusa

"O secretário-geral congratula-se e sente-se encorajado pela declaração emitida pelo Hamas, anunciando a sua disponibilidade para libertar reféns e empenhar-se com base na recente proposta do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump", escreveu o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, em comunicado.

 

 O movimento islamita palestiniano Hamas afirmou hoje aceitar alguns elementos do plano de paz do Presidente norte-americano, incluindo a libertação dos restantes reféns, mas quer negociar outros pontos. 

Em comunicado, o Hamas afirmou estar disposto a libertar reféns de acordo com a "fórmula" do plano, que prevê a libertação dos restantes indivíduos capturados pelo movimento no ataque a Israel há dois anos, e reiterou a sua já expressa abertura à transferência do poder para um órgão palestiniano politicamente independente.

O movimento acrescentou estar pronto para negociações imediatas para discutir os "detalhes" da libertação dos reféns, vivos e cadáveres.

Nesse sentido, Guterres instou todas as partes a aproveitarem a oportunidade para pôr fim ao trágico conflito em Gaza e agradeceu ainda "ao Qatar e ao Egito pelo seu inestimável trabalho de mediação".

"O secretário-geral reitera o seu apelo consistente a um cessar-fogo imediato e permanente, à libertação imediata e incondicional de todos os reféns e ao acesso humanitário irrestrito", diz o comunicado.

As Nações Unidas apoiarão todos os esforços em direção à paz, de forma a "evitar ainda mais sofrimento", conclui a nota.

Face à declaração do Hamas, Donald Trump afirmou hoje que Israel deve "interromper imediatamente" os ataques a Gaza.

"Com base na declaração recentemente emitida pelo Hamas, acredito que estão prontos para uma PAZ duradoura", publicou Trump na rede social Truth, após o movimento palestiniano aceitar partes, mas não a totalidade, do plano proposto pelo Presidente norte-americano.

"Israel deve interromper imediatamente o bombardeamento de Gaza, para que possamos resgatar os reféns de forma segura e rápida!", adiantou.

Israel declarou a 07 de outubro de 2023 uma guerra na Faixa de Gaza para "erradicar" o Hamas, horas depois de este ter realizado em território israelita um ataque de proporções sem precedentes, matando cerca de 1.200 pessoas, na maioria civis. 

Desde 2007 no poder em Gaza e classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) fez também nesse dia 251 reféns, cerca de 40 dos quais continuam em cativeiro. 

A guerra na Faixa de Gaza fez dezenas de milhares de mortos, de acordo com números das autoridades locais, que a ONU considera fidedignos, e um desastre humanitário que tem forçado cerca de dois milhões de residentes a deslocarem-se repetidamente dentro do enclave. 

Leia Também: Guterres condena ataque terrorista mortal em sinagoga de Manchester

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10