Um dos bairros mais ricos da Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA), está em suspense desde que uma parte da falésia da Marguerite Drive desabou na noite do passado sábado, 27 de setembro.
De acordo com as autoridades, atualmente não há casas em risco, mas as imagens provam que os proprietários das mansões (de luxo) têm razões para estarem preocupados.
É que os seus jardins, como realça o The New York Post, "perfeitamente aparados", foram pela ravina abaixo, deixando as moradias milionárias bem mais perto do Oceano Pacífico.
Apesar do susto, ninguém foi retirado das suas casas. No entanto, os moradores foram aconselhados a não se aproximar da orla costeira afetada.
Entretanto, uma equipa de geólogos já esteve no local a avaliar os danos e os possíveis perigos para as autoridades conseguirem determinar as medidas a tomar.
"Estamos preocupados. Os moradores estão preocupados. O bairro está preocupado", disse Ara Mihranian, administrador municipal do bairro Rancho Palos Verdes City, onde ocorreu a derrocada, à ABC.
"Estamos a investigar e a trabalhar em estreita colaboração com os proprietários dos imóveis afetados", adiantou ainda o responsável.
O Rancho Palos Verdes, localizado na Península de Palos Verdes, no sul da Califórnia, prolonga-se ao longo de cerca de 48 quilómetros e tem um "longo e custoso histórico com solos instáveis", recordou o mesmo site.
A apenas 8 quilómetros de distância da Marguerite Drive, o bairro Portuguese Bend enfrenta deslizamentos de terra há anos. Os moradores já se habituaram até aos constantes cortes de gás e de eletricidade, assim como às estradas destruídas e aos danos provocados nas moradias.
No entanto, segundo o responsável pelo bairro, o aluimento do último sábado nada teve a ver com os que acontecem no Portuguese Bend.
Apesar de alguns dos residentes (milionários) estarem preocupados com mais deslizamentos de terra, em vídeos e fotografias entretanto capturados no local é possível ver que outros parecem manter a calma, desfrutando das suas grandes piscinas e propriedades de muitos hectares.
Leia Também: Carro autónomo faz inversão de marcha ilegal... e não pode ser multado