Procurar

Israel intercetou a última embarcação da flotilha que rumava a Gaza

Embarcação foi parada esta sexta-feira.

Israel intercetou a última embarcação da flotilha que rumava a Gaza

© X/eyashares

Andrea Pinto
03/10/2025 08:54 ‧ há 4 dias por Andrea Pinto

Mundo

Israel

Israel intercetou a embarcação 'Marinette', a última embarcação da flotilha humanitária que rumava a Gaza.

 

Ontem, Israel declarou como concluída a operação de intercetação da Flotilha Global Sumud rumo a Gaza, referindo-se a "um último barco desta provocação [que] permanece à distância".

"Se se aproximar, também lhe será impedida a tentativa de entrar numa zona de combate ativa e de violar o bloqueio", acrescentou o ministério. 

Isso mesmo terá acontecido esta manhã, noticia o Aljazeera, que revela que o momento foi captado em imagens, que pode ver em seguida:

O último barco, o 'Marinette', continuava a navegar e estava a cerca de 100 quilómetros da costa do enclave palestiniano às 07:07 (hora de Lisboa), de acordo com a geolocalização partilhada no portal da flotilha na Internet.

A operação para travar a flotilha, recorde-se, começou na quarta-feira e envolveu a interceção de cerca de 50 embarcações.

Entre os membros detidos da flotilha estão três portugueses, a líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício e o ativista Miguel Duarte.

Um quarto português, Diogo Chaves, seguia também na flotilha, segundo anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros em Lisboa.

Também foram detidos 30 espanhóis, 22 italianos, 21 turcos, 12 malaios, 11 tunisinos, 11 brasileiros e 10 franceses, bem como cidadãos dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, México e Colômbia, entre muitos outros.

Ativistas da flotilha transferidos para prisão no sul de Israel
 
A equipa jurídica que apoia a Flotilha Global Sumud disse hoje que os 473 tripulantes das embarcações detidos pelas forças navais israelitas foram transferidos para uma prisão no deserto de Negev, no sul de Israel.

Loubna Yuma, advogada da Adalah, a equipa jurídica da flotilha, disse à agência de notícias EFE que os ativistas foram levados para a prisão de Saharonim, de onde serão provavelmente deportados para os países de origem.

 Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália disse que o Governo israelita pretende repatriar todos os tripulantes da flotilha "através de uma única medida de expulsão forçada".

Leia Também: Ativistas da flotilha transferidos para prisão no sul de Israel

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10