Dois aviões da Delta Airlines colidiram, ainda que a pouca velocidade, na pista do Aeroporto de LaGuardia, em Queens, Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Os dois aparelhos seguiam lotados de passageiros, refere o NY Post, sendo que o incidente causou apenas um ferido ligeiro.
A colisão aconteceu quando a asa do Endeavor Air flight 5155, que estava a levantar voo rumo a Roanoke, Virginia, bateu na fuselagem de um Endeavor Air flight 5047, que estava a aterrar oriundo de Charlotte, na Carolina do Norte.
O embate aconteceu na noite desta quarta-feira, pelas 22h locais [3h em Portugal Continental].
Uma hospedeira de bordo teve de ser transportada para o hospital, com ferimentos ligeiros e nenhum passageiro sofreu sequelas do incidente, informou a Autoridade Aeroportuária de Nova Iorque e Nova Jérsia.
A bordo do primeiro aparelho seguiam 28 passageiros, enquanto no outro estavam 57 pessoas.
Imagens sobre os danos causados nos dois aviões foram partilhados nas redes sociais, onde é possível ver o 'nariz' de um dos aviões com danos visíveis.
Two Delta Air Lines regional aircraft collide at low speed while taxiing at New York City's LaGuardia Airport.
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) October 2, 2025
Although a total of 93 people were involved in the incident, only one person, a cabin crew member, was injured.
According to reports, Endeavor flight 5155 was taxiing… pic.twitter.com/arYcTw0hGx
Os passageiros que iriam sair de Nova Jérsia e viram a sua viagem interrompida foram alojados em hotel e a companhia comprometeu-se a arranjar uma solução para que possam prosseguir viagem o mais rapidamente possível.
"As equipas da Delta no nosso hub de Nova Iorque-LaGuardia estão a trabalhar para garantir que os nossos clientes sejam atendidos após duas aeronaves da Delta Connection operadas pela Endeavor Air se envolverem numa colisão a baixa velocidade durante a taxiagem", afirmou a Delta num comunicado, acrescentando que a companhia aérea "trabalhará com todas as autoridades relevantes para analisar o que ocorreu, pois a segurança dos clientes e funcionários está acima de tudo".
"Pedimos desculpas aos nossos clientes pelo inconveniente", continuou a companhia aérea.
Acidente semelhante em França
Recorde-se que no mês passado, uma situação parecida aconteceu no aeroporto de Nice.
Uma colisão foi evitada "por pouco" na noite de 21 de setembro, com o Gabinete de Investigação e Análise para a Segurança da Aviação Civil (BEA) a indicar que o incidente aconteceu quando um avião da companhia Nouvel Air aterrava no aeroporto de Nice e um outro, da EasyJet, se preparava para descolar.
Segundo a imprensa internacional, o Airbus A-320 da Easyjet, com destino a Nantes, preparava-se para descolar, quando um aparelho oriundo de Tunis, na Tunísia, se preparava para aterrar no aeroporto de Nice. A colisão terá sido evitada por três metros de distância, quando o avião em fase de aterragem acelerou para interromper a manobra e voltar a ganhar altitude, dando mais uma volta antes de aterrar em segurança 16 minutos depois do previsto. Já o piloto do aparelho da Easyjet terá cancelado a manobra e avisado os passageiros do sucedido.
Leia Também: Voo desviado após passageiro 'comer' passaporte (e outro deitá-lo fora)