A flotilha internacional com destino a Gaza com ajuda humanitária foi intercetada na quarta-feira pela Marinha de Israel.
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, e a atriz Sofia Aparício, foram detidas por Israel, após a interceção da embarcação onde seguiam, adiantou à Lusa a dirigente bloquista Joana Mortágua.
Num curto vídeo publicado na rede social Instagram pelas 22h30 de quarta-feira, Miguel Duarte, o outro português também integrado na flotilha, referiu que a sua embarcação ainda não tinha sido intercetada e seguia caminho para Gaza.
O ativista destacou ainda que havia muitos barcos israelitas na envolvência a "atirarem canhões de água" e a fazerem "manobras perigosas" perto dos navios.
Numa mensagem no seu canal de Telegram, a Flotilha Sumud Global afirmou que a força naval israelita utilizou "agressão ativa" contra o barco Florida, que foi "deliberadamente abalroado no mar".
Acrescentou que outras embarcações foram atacadas com canhões de água.
"Estes ataques ilegais contra navios humanitários são um crime de guerra. Nenhum membro da tripulação a bordo foi ferido", acrescentou a organização da missão.
De acordo com o 'site' da organização que acompanha o progresso da flotilha, composta por mais de 40 embarcações que transportam cerca de 500 voluntários, nove embarcações já foram intercetadas pelo Exército israelita, que horas antes tinha começado a bloquear o caminho dos navios para Gaza, a cerca de 80 milhas náuticas (aproximadamente 148 quilómetros) da costa do enclave.
Para além do Alma, os primeiros a serem detidos, foram também interceptados o Adara e o Sirius, o Aurora, o Dir Yassine, o Grande Blu, o Huga, o Spectre e o Yulara.
O MarineTraffic, que lista cinco navios na flotilha, mostrava que os mais avançados estava agora a 52 milhas (aproximadamente 96 quilómetros) da costa de Gaza.
Anteriormente, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel tinha informado que vários navios da Flotilha Global Sumud tinham sido "detidos sem incidentes" e que os seus passageiros estavam a ser transferidos para um porto israelita.
Leia Também: AO MINUTO: Portuguesas a bordo da flotilha detidas; Marcelo garante apoio