Procurar

Hamas acusa Israel de preparar "escalada de crimes de guerra"

O Hamas acusou hoje Israel de preparar uma nova "escalada de crimes de guerra" em Gaza, depois de o ministro da Defesa israelita, Israel Katz, ter afirmado que os que permanecem na cidade serão considerados terroristas.

Hamas acusa Israel de preparar "escalada de crimes de guerra"

© MOHAMMED HUWAIS/AFP via Getty Images

Lusa
01/10/2025 15:52 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

Hamas

Num comunicado divulgado nos seus canais oficiais, a organização islamita classificou as declarações de Katz como uma "flagrante manifestação de arrogância e desprezo pela comunidade internacional e pelos princípios do direito internacional e humanitário".

 

As críticas surgem após o Exército israelita ter anunciado, também hoje, que não permitirá a entrada de pessoas externas na cidade de Gaza, reforçando o isolamento da capital do enclave, onde decorre uma invasão terrestre.

De acordo com fontes militares israelitas citadas pela imprensa local, o bloqueio foi consolidado após o encerramento da autoestrada costeira Al Rashid, a norte.

Israel lançou a 16 de setembro uma nova ofensiva terrestre contra a cidade de Gaza, impondo ordens de evacuação forçada a sul do território, que afetam mais de um milhão de residentes.

Desde então, os combates intensificaram-se, com registo diário de dezenas de mortos, muitos deles civis, segundo as autoridades locais.

A ofensiva israelita na Faixa de Gaza começou após os ataques do Hamas de 07 de outubro de 2023 e já causou quase 66.000 mortos, incluindo mais de 20.000 crianças, de acordo com números divulgados pelas autoridades de saúde do enclave.

Relatores de direitos humanos da ONU, organizações internacionais e vários países classificaram a operação militar como genocídio, acusação rejeitada por Israel, que afirma estar a agir em legítima defesa.

Leia Também: Chefe de gabinete do secretário do Tesouro dos EUA será 'número 2' do FMI

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10