Procurar

Governo timorense cria subsídio de doença para quem desconta

O Governo de Timor-Leste aprovou hoje, em Conselho de Ministros, um decreto-lei que cria o regime jurídico de proteção social na eventualidade de doença no âmbito do regime contributivo de segurança social.

Governo timorense cria subsídio de doença para quem desconta

© Lusa

Lusa
01/10/2025 11:59 ‧ há 4 dias por Lusa

"O diploma cria o subsídio de doença para assegurar aos trabalhadores, abrangidos pelo regime contributivo, o direito a uma prestação social, que substitui parcialmente o rendimento perdido em caso de incapacidade temporária para o trabalho", pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.

 

Segundo o Governo, a medida vai reforçar a proteção em "situações de doença, reduzir desigualdades entre o setor público e o setor privado e evitar encargos adicionais para as entidades empregadoras, prevenindo o risco de aumento do desemprego".

"O subsídio de doença será atribuído mediante requerimento, com base em certificação médica emitida pelo Serviço Nacional de Saúde, e o seu valor corresponderá a uma percentagem da remuneração de referência, variando entre 60% e 80% conforme a duração da incapacidade", refere o Governo.

O subsídio de doença será concedido por um período máximo de 120 dias e prolongado durante um ano em caso de doença grave devidamente comprovada.

Leia Também: Presidente timorense vai receber doutoramento 'honoris causa' pela UMinho

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10