Um incidente semelhante ao que ocorreu na semana passada.
Tanto o inspetor da cidade, Brad Lander, como a governadora do estado, Kathy Hochul, condenaram na rede social X a atuação dos agentes do ICE no edifício 26 da Federal Plaza, onde se localiza um tribunal de imigração, escritórios da agência e um denunciado espaço de detenção.
"Outro ataque violento de um oficial do ICE a um civil na 26 Federal Plaza, desta vez a um jornalista que teve de ser retirado numa maca. Outro ataque à Primeira Emenda, aos nossos vizinhos e à nossa democracia", afirmou Lander, que já foi detido várias vezes em protestos nesse edifício.
"Agentes do ICE mascarados empurraram e feriram jornalistas hoje na Federal Plaza, Um repórter foi retirado de maca. Este abuso de imigrantes cumpridores da lei e de repórteres, que contam as suas histórias, tem de acabar. O que diabo estamos a fazer aqui?", questionou Hochul.
De acordo com um vídeo do incidente publicado no Instagram pela jornalista Stephanie Keith, duas mulheres entram num elevador do edifício escoltadas por agentes, disfarçados, do ICE, e segue-se uma confusão quando esses agentes agarram e expulsam um homem que carregava uma câmara.
Nesta confusão, outro oficial é visto a empurrar um fotógrafo, que cai para trás e aparentemente arrasta outro fotógrafo. Este parece ter sofrido algum ferimento que o impede de se mover, pelo que os socorristas levam-no numa maca e com uma cinta no pescoço.
De acordo com a mensagem de Keith no vídeo, "agentes federais, ao parar as pessoas no elevador, mandaram dois fotógrafos para o chão, ferindo L. Vural Elinor, cinegrafista da Agência Andalou, que foi retirado numa maca".
Outros responsáveis e políticos democratas de Nova Iorque criticaram o acontecimento, entre eles o candidato a prefeito Zohran Mamdani, que recordou que, recentemente, "o ICE empurrou uma mulher que perguntava pela detenção do seu marido" e "hoje atacaram jornalistas".
Mandani considerou estes ato uma "violência rotineira".
O incidente ocorre depois de, na semana passada, um vídeo que mostra agentes do ICE a derrubar uma imigrante, que implora para não prenderem o seu esposo, uma conduta à qual Mamdani fazia referência e que o Departamento de Segurança Interna (DHS) classificou como "inaceitável" gerou indignação.
O agente envolvido nesse incidente foi despedido, segundo informou a secretária adjunta do DHS, Tricia McLaughlin.
No entanto, nesta segunda-feira, foi divulgado que o mesmo agente foi reintegrado no sue posto, após uma "revisão" dos factos.
Leia Também: Promotores pedem mais de 11 anos de prisão para Sean 'Diddy' Combs