Uma mulher de Ituporanga, no estado brasileiro de Santa Catarina, está a aprender inglês aos 84 anos, com a ajuda de uma aplicação.
"Acho que devemos sempre procurar fazer o que sonhamos e nunca desistir no primeiro obstáculo. Aprender é uma coisa sensacional", disse Iracy Thiesen Sebold ao g1.
A idosa detalhou àquele meio que não teve oportunidade de aprender esta língua estrangeira quando era mais jovem, uma vez que não fazia parte do currículo escolar.
"Com o passar dos anos, os meus filhos cresceram e aprenderam a falar inglês na escola. Então, resolvi também aprender. Mas, por motivo de doença, não pude estudar mais", disse.
A mulher decidiu voltar a tentar, quando se apercebeu de que o inglês se tinha tornado numa língua universal. Contou, para isso, com a ajuda do neto, que a introduziu a uma plataforma online.
"O meu neto estava comigo, a conversar. Disse-lhe que nunca devemos desistir dos sonhos que temos na vida. E o meu sonho ainda era aprender inglês", assegurou.
Apesar de, no início, ter tido algumas dificuldades em perceber como funcionava a aplicação, ao fim de um ano de prática, a idosa já escreve e traduz muitas palavras. No entanto, a pronúncia continua a ser um desafio, pela falta de oportunidades de conversação.
A mulher confessou, ainda assim, que o inglês é "bastante difícil" de escrever, mas não quer parar por aqui.
"Ainda pretendo aprender alemão, porque sou de origem alemã e não sei falar nada de alemão", justificou.
E complementou: "Vamos estudar, que a vida torna-se mais maravilhosa e eu amo viver a vida."
Leia Também: Moradores em Lisboa queixam-se do ruído de "discotecas flutuantes"