Uma mulher foi picada por um escorpião num hotel em Alcorcón, em Madrid, Espanha e teve de ser transportada para o hospital para receber tratamento.
O incidente, que ocorreu na passada sexta-feira, obrigou à mobilização da polícia municipal, chamada ao local pelo próprio hotel, que comunicou que havia um escorpião à solta.
Os agentes decidiram que a mulher picada teria de ser transportada com urgência para o hospital, para que lá fosse avaliado “se algum tratamento específico era necessário”, conta a mesma autoridade numa publicação nas redes sociais.
No hospital, os médicos consideraram que o estado da vítima não era grave e a mesma teve alta pouco depois e saiu do hospital, com uma prescrição na mão sobre como deveria proceder para que os sintomas de dor e inflamação, resultantes da picada, fossem aliviados.
O escorpião encontrado, depois do incidente, no hotel faz, de facto, parte das espécies existentes na Península Ibérica. Contudo, conforme dizem as autoridades, é raro que marquem presença em zonas urbanas, como era neste caso.
Por isso mesmo, a polícia suspeita que “o animal venenoso possa ter sido introduzido previamente na bagagem do cliente” e que, a certo ponto, se tenha libertado e, então, picado a mulher.
🦂 llamada de un hotel de la Ciudad informando que una clienta había sido picada por un escorpión.
— Policía Municipal de Alcorcón (@PoliciaAlcorcon) September 26, 2025
Resulta positivo, trasladamos a la mujer al hospital para q valoren si procede algún tratamiento.
Se sospecha q el animal podría haberse introducido previamente en el equipaje 🤷 pic.twitter.com/eQOz1dAyaq
Uma picada de escorpião pode causar diversos sintomas e, por norma na Europa, o veneno das espécies que aqui se encontram não é fatal. Em vez disso, uma pessoa picada pode sentir dores intensas, inchaço, febre, suores, vómitos ou até mesmo dificuldades respiratórias em casos mais graves.
A polícia de Alcorcón aproveitou o momento para relembrar e alertar a população sobre a importância de verificar a malas e demais pertences após viagens internacionais, frisando que animais como escorpiões, aranhas e insetos se escondem facilmente entre roupas.
Em caso de picada, recomendam que se mantenha a calma e que a área afetada seja imobilizada e que a vítima procure ajuda médica com urgência.
Leia Também: Espanha saúda plano de Trump para acabar com guerra em Gaza