Procurar

Conhecida identidade de uma das vítimas do tiroteio em igreja nos EUA

John Bond, de 77 anos, foi identificado como sendo uma das quatro vítimas mortais do ataque na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no estado norte-americano do Michigan. O homem era um veterano da Marinha, onde serviu durante nove anos.

Conhecida identidade de uma das vítimas do tiroteio em igreja nos EUA

© Página GoFundMe

Notícias ao Minuto
30/09/2025 11:04 ‧ há 21 horas por Notícias ao Minuto

Já é conhecida a identidade de uma das quatro vítimas mortais do ataque na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Grand Blanc, no estado norte-americano do Michigan, que aconteceu no domingo, dia 28 de setembro. 

 

John Bond, de 77 anos, era um veterano da Marinha norte-americana. Foi baleado mortalmente pelo homem que abriu fogo dentro da igreja.

O veterano, que serviu no Vietname, tinha seis filhos e dez netos e, de acordo com a Fox2, antes de morrer, queria ligar para a sua mulher, Joanne. 

Para pagar as despesas fúnebres, a família de Bond decidiu criar uma campanha no GoFundMe.

"John Bond, marido, pai e avô amado, foi baleado e morto no ataque à Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 28 de setembro de 2025", pode ler-se. 

A família acrescentou ainda que John "era um membro conhecido, querido e ativo na comunidade" e que esteve na Marinha durante nove anos. 

Era "apaixonado por golfe e comboios" e "gostava de passar o tempo com a família e os netos".

O que aconteceu? Quem era o suspeito?

O tiroteio aconteceu durante a tarde de domingo e fez quatro mortos e oito feridos, incluindo crianças. 

Thomas Jacob Sanford, de 40 anos, que foi identificado como sendo o suspeito, abalroou a porta da frente da igreja com uma carrinha prateada e adornada com duas bandeiras dos Estados Unidos. Após abandonar o veículo, disparou contra "centenas de pessoas" que celebravam a missa de domingo, incendiou a igreja e foi morto pelas autoridades.

Note-se que a polícia ainda não deu conta do motivo para o ataque. Contudo, o agressor tinha antecedentes criminais por roubo e por condução sob o efeito de álcool, informaram as autoridades, em conferência de imprensa, na segunda-feira.

De junho de 2004 a junho de 2008, Sanford integrou o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, confirmou a ABC News. O mesmo meio apurou que o homem chegou ao posto de sargento e foi destacado para participar na Operação 'Liberdade do Iraque', em agosto de 2007.

O militar, que se especializou no manuseamento de veículos, deixou o exército em março de 2008, após trabalhar na logística de combate em Camp Lejeune, na Carolina do Norte.

O filho de Sanford, Brantlee, nasceu com uma doença rara conhecida como hiperinsulinismo, em que o pâncreas produz insulina em excesso. Causa, além disso, complicações a nível cerebral.

Uma fotografia divulgada em 2019 na rede social Facebook retrata Sanford com uma t-shirt de apoio a Trump, na qual é possível ler-se “Reeleja Trump 2020” e “Faça os liberais chorar novamente”.

Suspeito de ataque em igreja apoiava Trump e era veterano de guerra

Suspeito de ataque em igreja apoiava Trump e era veterano de guerra

O suspeito do ataque na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Grand Blanc, no estado norte-americano do Michigan, era veterano da guerra do Iraque e apoiava o presidente dos Estados Unidos.

Notícias ao Minuto com Lusa | 22:40 - 29/09/2025

No domingo, Donald Trump classificou o tiroteio como "outro ataque contra cristãos".

"O suspeito está morto, mas ainda há muito a saber. Parece tratar-se de mais um ataque contra cristãos nos Estados Unidos. A Administração Trump manterá o público informado, como sempre fazemos. Enquanto isso, OREM pelas vítimas e pelas suas famílias. ESTA EPIDEMIA DE VIOLÊNCIA NO NOSSO PAÍS TEM DE ACABAR IMEDIATAMENTE!”, escreveu, na Truth Social.

Este foi o mais recente de muitos ataques a tiro a locais de culto nos Estados Unidos nos últimos 20 anos, incluindo um em agosto, que matou duas crianças durante a missa na Igreja da Anunciação, em Minneapolis.

Leia Também: Novo balanço aponta para quatro mortos em ataque a igreja Mórmon nos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10