Procurar

Comissão Europeia pede ação da UE para "ponto de viragem" na Ucrânia

A presidente da Comissão Europeia apelou hoje a esforços da União Europeia para continuar a apoiar a Ucrânia, nomeadamente através do novo empréstimo de reparações com base nos ativos russos imobilizados, para um "ponto de viragem" na guerra.

Comissão Europeia pede ação da UE para "ponto de viragem" na Ucrânia

© SERGEY BOBOK/AFP via Getty Images

Lusa
30/09/2025 09:45 ‧ há 1 semana por Lusa

"Acredito firmemente que estamos num momento em que uma ação decisiva da nossa parte pode levar a um ponto de viragem neste conflito", disse Ursula von der Leyen numa declaração à imprensa, sem direito a perguntas, em Bruxelas.

 

No dia em que recebe na Comissão Europeia o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Mark Rutte, para a quinta reunião do colégio de comissários centrada no tema da segurança, a líder do executivo comunitário defendeu que a União Europeia (UE) deve "intensificar a ajuda militar à Ucrânia" quando se assinalam três anos e sete meses desde a invasão russa do país.

"Acordámos com a Ucrânia que será gasto um total de dois mil milhões de euros em drones [aeronaves pilotadas remotamente], o que permitirá à Ucrânia aumentar a sua capacidade e utilizá-la ao máximo e, naturalmente, permitirá também à União Europeia beneficiar desta tecnologia", explicou.

Ainda assim, de acordo com Ursula von der Leyen, é necessária "uma solução mais estrutural para o apoio militar", razão pela qual o executivo comunitário propôs "um empréstimo de reparações com base nos ativos russos imobilizados".

"O empréstimo não seria desembolsado de uma só vez, mas em várias 'tranches' e com condições associadas e, além disso, reforçaremos a nossa própria indústria de defesa, garantindo que parte do empréstimo seja utilizada para aquisições na Europa e com a Europa", adiantou.

Von der Leyen salvaguardou que a UE não está a confiscar bens russos congelados e que a Ucrânia terá de reembolsar o empréstimo.

Este empréstimo, para o qual é necessário aval na UE, será assente nos ativos russos congelados pelas sanções da UE e terá um montante calculado com base nas necessidades financeiras da Ucrânia nos próximos dois anos.

Junto à responsável, Mark Rutte defendeu o "desenvolvimento da base da indústria de defesa, garantindo que o financiamento e os recursos estão disponíveis para apoiar a Ucrânia".

Além disso, "temos de manter o nosso espaço aéreo seguro", apontou.

"Vimos, nas últimas semanas, o que aconteceu com os drones na Polónia, na Estónia, mas também o que está agora a acontecer na Dinamarca. Na Dinamarca, ainda estamos a avaliar o que está por detrás desses incidentes, mas no caso da Polónia e da Estónia é claro que houve perturbações e estamos a analisar se foram intencionais ou não", elencou.

O líder da Aliança Atlântica adiantou apoiar a iniciativa muralha de drones (drone wall) por a considerar "oportuna e necessária" para evitar a invasão do espaço aéreo.

Em causa está um sistema de defesa aérea para detetar e reagir à entrada irregular destas aeronaves pilotadas remotamente, que arranca no flanco leste europeu e pode ser alargado ao resto do espaço comunitário.

O discurso surge antes de uma cimeira informal, na quarta-feira em Copenhaga pela presidência do Conselho da UE assumida pela Dinamarca, quando precisamente este país enfrenta ameaças híbridas devido à invasão do espaço aéreo por drones (aeronaves pilotadas remotamente), após isso ter acontecido com Estados-membros como Polónia, Roménia e Estónia.

Leia Também: Von der Leyen saúda plano para Gaza e diz que UE está pronta a contribuir

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10