Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Nobel da Medicina para cientistas que descobriram 'GPS cerebral'

O Nobel da Medicina foi dividido este ano por três cientistas entre John O´Keefe e o casal May Britt-Moser e Edvard I. Moser. Descobriram um "GPS interno no cérebro".

Nobel da Medicina para cientistas que descobriram 'GPS cerebral'
Notícias ao Minuto

10:45 - 06/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Oslo

O norte-americano John O'Keefe e um casal de noruegueses, May-Britt e Edvard Mosel, foram hoje galardoados com o prémio Nobel da Medicina 2014, informou o comité Nobel.

Os premiados foram recompensados pelas suas descobertas sobre as "células que constituem um sistema no cérebro de determinação da posição", uma espécie de GPS interno, segundo o júri.

Este 'GPS' (sistema de posicionamento global) no cérebro permite que nos orientemos num determinado espaço, mostrando a base celular de uma função cognitiva superior, adianta o júri do Nobel num comunicado.

O sistema permite responder a questões simples, tais como: "Como sabemos onde estamos? Como conseguimos encontrar o caminho entre um local e outro? Como guardamos esta informação de modo a pudermos encontrar rapidamente o caminho uma outra vez?".

O norte-americano-britânico John O'Keefe descobriu em 1971 o primeiro componente deste 'GPS'. Foi preciso esperar até 2005 para que May-Britt e Edvard Mosen identificassem um outro componente-chave do sistema, células nervosas que criam um sistema de coordenadas para determinar as posições.

A recompensa de oito milhões de coroas suecas (cerca de 881.000 euros) será entregue em duas partes, metade para O'Keefe e metade para o casal Moser.

[Notícia atualizada às 11h50 com mais informação]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório