A tempestade - a décima a atingir o Vietname este ano - atingiu o país na noite de domingo, gerando ventos de 130 quilómetros por hora. Desde então, o Bualoi está a enfraquecer à medida que se dirige para o vizinho Laos.
Imagens divulgadas pela agência de notícias AFP mostram telhados de edifícios arrancados e lixo espalhado pelas ruas inundadas na província costeira de Nghe An, no norte do país.
Entre os mortos, pelo menos nove foram vítimas de um tornado provocado pelo tufão que varreu a província de Ninh Binh, no norte, e outras duas pessoas morreram nas províncias de Thanh Hoa (norte) e Hue (centro), segundo o Ministério de Gestão de Catástrofes.
Cerca de outras 20 pessoas foram dadas como desaparecidas, acrescentaram as autoridades.
Mais de 53 mil pessoas foram levadas para escolas e centros médicos convertidos em abrigos temporários antes do Bualoi atingir o Vietname, segundo o ministério. Quatro aeroportos domésticos e parte da autoestrada nacional foram hoje encerrados. Mais de 180 voos foram cancelados ou atrasados, anunciaram as autoridades aeroportuárias.
Partes de Nghe An e da província central de Ha Tinh, conhecida pela sua indústria siderúrgica, ficaram sem energia, e as escolas foram encerradas nas zonas afetadas.
Leia Também: Vietname desloca milhares de pessoas antes da chegada do tufão Bualoi