Depois das Filipinas, o tufão Bualoi passou, esta segunda-feira, pelo Vietname, onde à semelhança do que aconteceu em território vizinho, também causou destruição, desaparecidos e mortos.
Segundo é avançado esta manhã pela Reuters, duas pessoas morreram e há 17 desaparecidos. A passagem deste tufão, que segue agora em direção a Laos, fez também ondas de oito metros.
De acordo com o que detalha a agência de notícias, uma das vítimas mortais foi apanhada por uma inundação na cidade de Hue, tendo outra pessoa morrido após a queda de uma árvore, já na província de Thanh Hoa. Estes dois territórios ficam na zona costeira do Vietname, distando pouco mais 500 quilómetros.
A agência governamental responsável pela gestão de desastres explicou ainda que os 17 desaparecidos são todos pescadores. Alguns seguiam em dois barcos ao largo da província de Quang Tri que foram 'apanhados' pelas ondas de grande altura, enquanto um outro barco perdeu o contacto com quem estava em terra durante uma tempestade.
"Já testemunhei muitas tempestades, e esta é uma das mais fortes", explicou Nguyen Tuan Vinh, um residente de 45 anos que falou com a Reuters enquanto limpava os estragos deixados pelo mau tempo e chuvas fortes.
Um outro residente de Van Quynh confessou que ficou "acordado toda a noite com medo de que a porta fosse arrancada por ventos fortes".
Segundo explica a Reuters, o tufão Bualoi estragou pelo menos 245 casas, inundou 1.400 hectares de campos de arroz e outros, e cortou o acesso a vários locais.
A agência vietnamita aponta ainda que não foram registados estragos a nível industrial, tendo sido cancelados centenas de voos, dado que quatro aeroportos foram encerrados. Note-se que foram retiradas, por precaução, 28.500 pessoas das sua casas.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Vietname desloca milhares de pessoas antes da chegada do tufão Bualoi