Uma debandada que aconteceu no sábado em Karur, no estado indiano de Tamil Nadu, levou à morte de 39 pessoas, até ao balanço mais recente citado pela imprensa. A tragédia fez ainda pelo menos cerca de 50 feridos, com algumas publicações a falarem, já este domingo, em cerca de 100 pessoas com ferimentos.
"Até agora, 39 pessoas morreram, incluindo 13 homens, 17 mulheres, quatro rapazes e cinco raparigas. Há também 51 pessoas, incluindo 26 homens e 25 mulheres, que estão a receber tratamento intensivo", disse o ministro-chefe de Tamil Nadu, M.K. Stalin, aos jornalistas em Karur, na manhã deste domingo.
Segundo e os a NDTV, os menores que morreram tinha idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos.
Já este domingo, o partido anunciou que iria levar o caso a tribunal por forma a pedir uma investigação independente, alegando que a tragédia não foi acidental, mas sim o resultado de uma "conspiração". O partido TVK fala sobre uma alegada situação de apedrejamento, assim como alguma violência policial, escreve o India Today.
"Suspeitamos de conspiração e queremos uma investigação monitorada pelo tribunal", afirmou o advogado do partido.
O que pode ter levado à tragédia?
Segundo G. Venkataraman, diretor geral da polícia, explicou em conferência de imprensa, citada pela NDTV, eram esperadas cerca de dez mil pessoas no comício do partido Tamilaga Vettri Kazhagam (TVK), onde a tragédia aconteceu, mas terão aparecido aproximadamente 27 mil. Havia, de acordo com o que foi detalhado, 500 agentes da polícia mobilizados.
"Comícios anteriores do TVK tinham públicos mais pequenos, mas esta teve bem mais pessoas do que o esperado", explicou, dando conta de que a multidão apareceu na sequência de ter sido anunciado na conta oficial do partido que o presidente do mesmo - o também ator Joseph Vijay Chandrasekhar, conhecido profissionalmente pro Vijay - iria estar no encontro, por volta do meio-dia.
Acontece que, tal como foi explicado pelo diretor da polícia que falou na conferência de imprensa, o comício estava marcado para começar às 15h locais, estando autorizado a partir dessa hora até às 22h. Após ter sido anunciado que o ator ia estar presente, as pessoas começaram a dirigir-se para o local mais cedo, por volta das 11 horas.
Vijay, que fundou o partido o ano passado, chegou apenas às 19h40 ao local, numa altura em que as pessoas já tinham passado "alguma fome e sede" e tinham estado ao sol o dia inteiro.
O ator recorreu às redes sociais sociais para lamentar a situação, deixando as condolências a todos os afetados.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Pelo menos 38 mortos após debandada durante comício político na Índia