Procurar

Produtos farmacêuticos. UE salienta que acordo com EUA limita taxas a 15%

A Comissão Europeia sublinhou hoje que o acordo com os Estados Unidos fixa as tarifas sobre produtos farmacêuticos em 15%, presumindo que os 100% sobre estas importações anunciados por Washington não se aplicam à União Europeia (UE).

Produtos farmacêuticos. UE salienta que acordo com EUA limita taxas a 15%

© Shutterstock.

Lusa
26/09/2025 11:26 ‧ há 3 dias por Lusa

Mundo

Tarifas

 

O porta-voz do executivo comunitário para o Comércio, Olof Gill, salientou que o acordo celebrado entre a UE e os Estados Unidos estipula um limite de 15% para os produtos farmacêuticos.

"Este limite máximo claro e abrangente de 15% para as exportações da UE representa uma garantia de que não surgirão direitos aduaneiros mais elevados para os operadores económicos europeus", acrescentou.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de tarifas sobre as importações de diversos produtos de qualquer país, entre as quais se destaca uma tarifa de 100% sobre todos os produtos farmacêuticos "de marca ou patenteados".

"A partir de  1 de outubro de 2025, aplicaremos uma tarifa de 100% a qualquer produto farmacêutico de marca ou patenteado, a menos que uma empresa esteja a construir a sua fábrica farmacêutica nos Estados Unidos", afirmou Trump na sua plataforma Truth Social.

Trump divulgou ainda uma taxa de 25% sobre camiões "pesados e grandes" fabricados em qualquer país, uma decisão que justificou com a necessidade de "proteger" os fabricantes norte-americanos desses produtos da "concorrência externa desleal" e pela boa "saúde financeira" dos seus camionistas e uma tarifa adicional de 50% a "todos os móveis de cozinha, toucadores de casa de banho e produtos relacionados" e uma tarifa de 30% aos "móveis estofados".

O acordo comercial UE-EUA foi fechado em 27 de julho.

Leia Também: Trump anuncia taxas de 100% sobre todos os produtos farmacêuticos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10