Procurar

Seul dispara tiros de aviso a navio norte-coreano na fronteira marítima

O Exército sul-coreano disparou tiros de aviso hoje quando um navio mercante norte-coreano atravessou a fronteira marítima entre os países, mas posteriormente a embarcação recuou para norte, declararam as autoridades da Coreia do Sul.

Seul dispara tiros de aviso a navio norte-coreano na fronteira marítima

© Reuters

Lusa
26/09/2025 11:25 ‧ há 1 semana por Lusa
 

"Hoje, por volta das 05h00, hora local de sexta-feira (21h00 de quinta-feira em Lisboa), nas águas a noroeste da ilha de Baengnyeong, um navio mercante norte-coreano atravessou a Linha de Limite Norte (LNL) e as nossas forças emitiram mensagens de alerta e dispararam tiros de aviso. O navio deixou posteriormente a nossa jurisdição", afirmou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) em um comunicado.

Este é o primeiro incidente do género em quase três anos das frágeis relações entre Seul e Pyongyang, depois da recusa da Coreia do Norte em dialogar com os sul-coreanos e das suas constantes críticas a Seul.

O Exército sul-coreano afirmou que agiu de acordo com os seus protocolos e continua totalmente preparado para responder "firmemente a qualquer situação".

Segundo fontes do JCS, citadas pela agência de notícias local Yonhap, tratava-se de um cargueiro Toksong, com 140 metros de comprimento, que permaneceu em águas sul-coreanas durante quase uma hora.

As autoridades sul-coreanas acrescentaram que a intrusão provavelmente não foi intencional e acreditam que o navio mudou de rumo para evitar as embarcações de pesca chinesas.

A última vez que um navio mercante invadiu a Coreia do Sul foi em outubro de 2022, quando o navio também regressou ao norte depois de os sul-coreanos terem disparado tiros de aviso.

Pyongyang acredita que a NLL deve ser direcionada mais para sul.

Leia Também: Seul estima que Pyongyang tenha urânio para 100 bombas nucleares

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10