"Uma aeronave Learjet 55, caiu [em terra] ao descolar do Aeroporto Internacional de Maiquetía, no estado de La Guaira. Os protocolos de busca e salvamento foram ativados, conseguindo-se resgatar com vida dois passageiros, que receberam imediatamente assistência médica e se encontram em condições estáveis", anunciou o Instituto Nacional de Aviação Civil da Venezuela (INAC) no Instagram.
Ainda segundo o INAC, "a Comissão de Investigação de Acidentes foi acionada, conforme exigido pela Autoridade Aeronáutica, para apurar as causas do acidente".
Segundo a imprensa local, a aeronave apresentou uma falha em uma das rodas, situação que obrigou a abortar a descolagem e provocou uma colisão no final da pista.
Ainda segundo a imprensa local, faleceram o piloto, Riger Bermúdez, e o copiloto da aeronave, David Daza.
O Learjet 55, matrícula YV3440, era operado por uma empresa venezuelana e realizava voos frequentes entre a Venezuela e Cuba.
As operações do aeroporto estiveram temporariamente suspensas.
Vídeos divulgados nas redes sociais dão conta do momento em que a aeronave girava descontroladamente, antes de colidir, provocando uma explosão a que se seguiu uma coluna de fumo densa e escura.
A Learjet 55 (Registration YV3440) crashed on the runway at Caracas Maiquetía Simón Bolívar International Airport earlier today while attempting to land.
— AirNav Radar (@AirNavRadar) September 24, 2025
View YV3440’s flight history here: https://t.co/5xZPwStOUa
Svva.aviation (IG)
Flight data show that this aircraft… pic.twitter.com/jCjt9fbxMb
Leia Também: Sismo de magnitude 6,1 atinge o noroeste da Venezuela