Um empresário polaco está a oferecer benefícios a todos os casais que consigam conceber durante uma estadia nos seus hotéis ou que tenham um filho nos cinco anos seguintes a comprarem uma casa à sua empresa.
Trata-se de Władysław Grochowski, o dono de uma das maiores companhias de hotéis e de imobiliária de toda a Polónia, que ao longo dos anos tem vindo a preocupar-se em particular com questões sociais no país.
Desta vez, a causa que escolheu abraçar é o declínio da natalidade na Polónia - e depressa pôs mãos à obra, engendrando formas de solucionar o problema.
Numa entrevista ao ‘site’ financeiro money.pl, Grochowski explicou exatamente que "cada casal que conceber um filho durante a sua estadia num dos 23 hotéis Arche vai receber uma celebração familiar gratuita, como um batizado, num dos nossos salões de eventos ou restaurantes".
Para quem comprar uma casa ao setor imobiliário da empresa, há também um benefício: "podem esperar um bónus de 10 mil zlotys (cerca de 2.300 euros) por cada filho nascido nos cinco anos após a compra do apartamento para residência própria".
Mas os incentivos não terminam por aí.
O apelidado 'Avô Władzio', pelos próprios funcionários, acrescentou ainda que "várias instalações da Arche contam com igrejas recuperadas, prontas para casamentos e batizados".
E mais: compromete-se a criar um parque, em locais específicos, onde vão ser plantadas árvores "após cada nascimento e marcadas com uma placa com o nome da criança".
"Os pais do primeiro filho que nascer dentro deste programa também vão receber um carrinho de bebé e um pacote especial de boas-vindas", acrescentou.
Previsões apontam que em 2029 haja menos um milhão de polacos
Durante a entrevista, o empresário defendeu que as empresas se devem interessar por este tipo de assuntos, até porque dependem da geração futura para continuar a gastar dinheiro nos mais diversos serviços - e, assim, assegurar a sobrevivência das mesmas.
Segundo o 'site', que cita o centro de estatística do país, nos primeiros seis meses de 2025, de janeiro a junho, foram registados 115,5 mil nascimentos na Polónia. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, representa uma diminuição de 10 mil crianças a nascer no país - uma tendência que já vinha de trás e que parece estar a continuar.
Em 2024, já tinha sido registada uma diminuição de 157 mil cidadãos polacos e, continuando esta trajetória, as instituições do país preveem que em 2029 haja uma diminuição de um milhão de polacos.
Em comunicado, o grupo Arche realçou exatamente estas estatísticas, afirmando que "se nada mudar, de acordo com a projeção demográfica da ONU, em 2100 haverá 14 milhões de polacos, incluindo 7 milhões em idade ativa. Em 2200, a nossa população vai ser de apenas 4 milhões - e vai continuar a diminuir".
Leia Também: Equipas de resgate libertam 13 dos 23 mineiros presos num poço na Colômbia