Procurar

Alemanha diz que avião de combate russo sobrevoou fragata no Mar Báltico

O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, disse hoje que um avião de combate russo sobrevoou recentemente uma fragata alemã no Mar Báltico, uma ação que descreveu como uma tentativa de provocação por parte de Moscovo.

Alemanha diz que avião de combate russo sobrevoou fragata no Mar Báltico

© Bernd von Jutrczenka/picture alliance via Getty Images

Lusa
24/09/2025 17:21 ‧ há 1 semana por Lusa

Durante a discussão do orçamento para 2026 na câmara baixa do parlamento alemão (Bundestag), Pistorius recordou que nos últimos dias "drones e caças russos penetraram no espaço aéreo da Polónia e da Estónia", acrescentando que "sobrevoaram uma fragata alemã no Mar Báltico", sem fornecer mais pormenores sobre o incidente.

 

O ministro da Defesa sublinhou que a Europa testemunhou "uma e outra vez como a guerra e a situação de ameaça são reais", mas voltou a pedir aos aliados para que não se deixem levar pelas provocações do Presidente russo, Vladimir Putin.

"Putin quer provocar os países membros da NATO e quer identificar, expor e explorar as alegadas fraquezas da aliança da NATO", disse Pistorius, que reiterou mais uma vez que a resposta dos aliados deve ser firme e unida, mas também contida.

Na terça-feira, Pistorius frisou esta ideia de que os membros da Aliança Atlântica não devem cair nas "armadilhas" de Putin, logo após o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter afirmado que os países da NATO deviam abater os aviões russos que violassem o seu espaço aéreo.

No seu discurso de hoje, o ministro defendeu a necessidade de consagrar 108,2 mil milhões de euros à defesa no próximo ano, de acordo com o projeto de orçamento para 2026, o montante mais elevado desde o fim da Guerra Fria.

Deste montante, 82,69 mil milhões de euros provêm do orçamento geral - em comparação com os 62 mil milhões de euros aprovados para este ano - a que se somarão ainda mais 25,5 mil milhões de euros do orçamento extraordinário para o exército.

Deste valor, 47,99 mil milhões de euros deverão ser gastos em novas aquisições para as forças armadas, 24,71 mil milhões de euros em despesas de pessoal e 11,31 mil milhões de euros em alojamento para os soldados, cujo número, segundo Pistorius, deverá aumentar para 460 mil efetivos no ativo e na reserva.

Leia Também: Von der Leyen denuncia "padrão de confrontação" no espaço aéreo da UE

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10