Procurar

"Primeira vez". Túnel do Metro aberto por debaixo do Canal do Panamá

O túnel que está a ser construído para a Linha 3 do Metro do Panamá já atravessou o Canal do Panamá, noticiou na quarta-feira a agência EFE.

"Primeira vez". Túnel do Metro aberto por debaixo do Canal do Panamá "Primeira vez". Túnel do Metro aberto por debaixo do Canal do Panamá
Anterior Seguinte
Galeria

11 Fotos

© Reuters

Lusa
24/09/2025 07:26 ‧ há 1 semana por Lusa

a primeira vez na história que ocorre um acontecimento, um marco, como este", anunciou o diretor do Metro do Panamá, Cesar Pinzón.

 

O Canal do Panamá é uma via navegável artificial com 82 quilómetros de extensão que liga o oceano Atlântico ao oceano Pacífico.

A Linha 3 do Metro vai ligar a capital do Panamá à província do Panamá Oeste, onde surgem cada vez mais novas construções.

 A província é utilizada como zona de deslocação, destacando que os moradores trabalham na capital e sofrem diariamente com graves engarrafamentos.

O diretor disse ainda que após atravessar o canal "com sucesso" a tuneladora (máquina utilizada na escavação de túneis) dirige-se para a região de Balboa, na cidade do Panamá.

O túnel está 45% concluído, depois de dois dos 4,5 quilómetros da passagem construída debaixo de água terem sido escavados com uma tuneladora.

O túnel "já passou pelo seu ponto mais baixo" e está a cerca de 65 metros abaixo do nível do mar, o equivalente a um edifício de 20 andares, junto ao Canal do Panamá, segundo a EFE.

"Há exatamente um ano, iniciámos a operação (Linha 3) da tuneladora no Panamá. Atingimos a profundidade máxima e agora estamos a subir para ligar Farfán a Albrook. Acreditem, foi um verdadeiro feito", disse o presidente panamiano, José Raúl Mulino, na conferência de imprensa semanal de quinta-feira.

A nova linha de metro partirá da Estação Albrook, na capital, e passará pelas regiões de Arraiján e Nuevo Chorrillo, chegando à região de Ciudad del Futuro.

A primeira fase terá 25 quilómetros de extensão, com 11 estações ao longo da linha, segundo a EFE.

O Panamá é o único país da América Central com um sistema de metro, com a Linha 1, inaugurada em abril de 2014, e a Linha 2, inaugurada em abril de 2019.

As linhas foram construídas pelo consórcio formado pelas empresas de construção, Odebrecht e FCC, ambas envolvidas em esquemas de corrupção no país.

Leia Também: Panamá diz que Chiquita vai retomar exportações de banana em dezembro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10