Procurar

Indonésia oferece 20 mil soldados para missão de paz em Gaza

O presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, garantiu hoje, perante a Assembleia-Geral da ONU, que o país está preparado para enviar até 20 mil militares para uma eventual força internacional em Gaza.

Indonésia oferece 20 mil soldados para missão de paz em Gaza

© YASUYOSHI CHIBA/AFP via Getty Images

Lusa
23/09/2025 18:39 ‧ há 1 semana por Lusa

"Não devemos permanecer em silêncio enquanto os palestinianos forem privados de justiça e legitimidade", disse Subianto, lembrando que mais de 150 países já reconhecem bilateralmente o Estado da Palestina, que continua a ter apenas o estatuto de observador nas Nações Unidas.

 

Na sua intervenção durante o debate geral de alto nível da 80.ª sessão da Assembleia-Geral da ONU, que hoje começou em Nova Iorque, o líder defendeu que "é preciso apoiar todos, os fortes e os fracos", recordando o papel desempenhado pela Indonésia nas operações de paz.

"Somos hoje um dos maiores contribuintes para as forças de manutenção da paz da ONU. Acreditamos na ONU e continuaremos a servir onde quer que a paz necessite de guardiões, não apenas com palavras, mas com tropas em terra", disse Subianto.

O Presidente indonésio garantiu que, caso o Conselho de Segurança e a Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovem o envio de uma missão internacional, Jacarta está disposta a mobilizar "20 mil ou mais dos seus filhos e filhas para ajudar a manter a paz em Gaza".

Para Subianto, a oferta estende-se também a outros contextos de conflito.

"Estamos prontos a servir não só em Gaza, mas também na Ucrânia, no Sudão, na Líbia, em todo o lado", assegurou o Presidente.

A proposta surge no seguimento da "Declaração de Nova Iorque", um texto patrocinado pela França e pela Arábia Saudita e recentemente aprovado por larga maioria na Assembleia-Geral, que defende a criação de uma "missão internacional temporária de estabilização" em Gaza, sob os auspícios da ONU.

Esse mecanismo pretende assegurar "garantias de segurança à Palestina e a Israel", preparando o terreno para um cessar-fogo duradouro e para negociações políticas mais amplas no Médio Oriente.

 

RJP // SCA

Lusa/Fim

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10