Uma mulher que montou um esquema para enganar a família de Elvis Presley, tentando leiloar a mansão do cantor, conhecida como 'Graceland', vai conhecer a sentença esta terça-feira, depois de se ter considerado culpada em fevereiro.
Conta à Associated Press (AP) que esta mulher, Lisa Jeanine Findley, alegou falsamente que a filha de Presley, Lisa Marie Presley, pediu emprestados 3,8 milhões de dólares (cerca de 3,2 milhões de euros) a um credor privado e deu como garantia 'Graceland', propriedade que herdou após a morte do cantor, em 1977.
Segundo a justiça norte-americana, a acusada tentou montar um esquema no qual dizia que Lisa Marie Presley tinha dado esta garantia antes da sua morte, que aconteceu em janeiro de 2023 (tendo depois a casa sido herdada para a neta do cantor, Riley Keough.
A informação foi explicada pelos procuradores quando a mulher foi acusada, em agosto do ano passado. Após ter montando este esquema, Lisa Jeanine Findley, ameaçou vender a mansão, se a família Presley não pagasse um acordo no valor de 2,85 milhões de dólares (2,42 milhões de euros).
Mas como é que este esquema foi montado?
Segundo explica a Associated Press, Findley fez-se passar por três pessoas diferentes que estariam relacionados com o falso credor. Durante o processo, falsificou documentos de empréstimo e publicou um aviso fraudulento de execução hipotecária num jornal de Memphis, onde a casa fica alocalizada. Anunciou o leilão de Graceland em maio de 2024, explicaram ainda os promotores.
A venda foi suspensa depois de a neta de Presley, Riley Keough, avançar com uma ação judicial. A AP dá ainda conta de que especialistas ficaram perplexos com a tentativa de vender um dos imóveis mais famosos do país, que é usado como museu desde os anos 80, usando nomes, e-mails e documentos que logo foram suspeitos de serem falsos.
A ação avançada pela neta do cantor defende que Lisa Marie Presley nunca pediu dinheiro emprestado, nem deve nada a qualquer credor.
Depois de as suspeitas serem levantadas e de Findley ser 'descoberta', a mulher tentou ainda culpar uma outra entidade nigeriana, que já está 'listada' por burlas nos Estados Unidos.
Leia Também: Elvis Presley ainda está vivo? Priscilla Presley comenta rumores