Procurar

Pai de Elon Musk acusado de abusar de filhos e enteados durante 30 anos

A primeira acusação conhecida contra Errol Musk surgiu em 1993, após uma das enteadas, na altura 4 anos, dizer que o padrasto lhe tinha tocado. Trinta anos mais tarde, o filho que teve com esta mesma jovem surge com queixas semelhantes.

Pai de Elon Musk acusado de abusar de filhos e enteados durante 30 anos

© GIANLUIGI GUERCIA/AFP via Getty Images

Carolina Pereira Soares
23/09/2025 17:59 ‧ há 1 semana por Carolina Pereira Soares

Errol Musk, pai do atual dono da Tesla e do X, Elon Musk, tem um longo historial de acusações sobre abusos sexuais aos próprios filhos e enteados.

 

A primeira acusação, conhecida, surgiu em 1993, conta o The New York Times, por parte da, então, enteada de 4 anos, que dizia que Errol lhe tinha tocado. Apesar de terem sido abertas investigações policiais, não foram encontradas provas e o pai do magnata não foi indiciado de nenhum crime - algo que se estende aos dias de hoje.

Enteada surge com novas acusações dez anos depois

Uma década depois deste incidente, um novo voltou a ocorrer com esta mesma criança - nesta altura, já com 14 anos - numa viagem de família aos Estados Unidos para visitar Elon Musk, que já subia na hierarquia da Tesla.

Um dia, quando a família se preparava para ir ao cinema, a enteada de Errol teve de voltar para trás, dizendo que se tinha esquecido do casaco. Quando entrou no quarto, terá encontrado o padrasto a cheirar as suas cuecas sujas.

A família terá apresentado queixa nas autoridades e nos serviços de proteção de menores em Los Angeles, e emitida uma ordem de afastamento contra Errol Musk.

A esposa na altura, a sua terceira e última mulher até à data, pediu o divórcio, alegando “diferenças irreconciliáveis”, exigindo a custódia dos filhos. O processo acabou por ser indeferido por falta de ação da requerente.

Já o visado, negou a acusação, defendendo que estava a limpar o quarto da enteada, após regressar a uma casa “em péssimo estado”.

Após este incidente, para o qual Elon Musk terá sido alertado, o dono da Tesla alocou o pai para um barco em Los Angeles e acabou por o enviar de volta para a África do Sul (de onde toda a família é natural). Errol Musk diz que regressou apenas porque quis.

Segundo o The New York Times, Elon Musk tentou manter as crianças na Califórnia para as proteger do seu próprio pai, e chegou mesmo a investigar como podia ficar com a tutela dos menores.

Contudo, a terceira mulher de Errol decidiu também regressar à África do Sul, onde, pouco depois, o seu filho mais novo (do casamento anterior) morreu num acidente de viação. A morte do irmão terá levado a enteada, alegadamente abusada por Errol Musk, a começar a tomar drogas.

Aos 21, a enteada acusa o padrasto de a beijar à força

Entretanto, o pai do magnata e a ainda mulher reaproximaram-se e tanto ela como as crianças voltaram a frequentar ativamente os mesmos espaços que Errol Musk.

É nesta altura que ocorre um terceiro incidente com a enteada, agora já com 21 anos. Uma noite, Errol Musk terá agarrado a rapariga e beijado à força.

A informação é conhecida através de um pedido de ordem de proteção provisória requerido pela própria, onde ela dizia que não o queria perto de si. O pedido foi concedido.

Nesse mesmo documento, a alegada vítima, denuncia abusos de Errol Musk a duas das suas filhas com a terceira mulher e ainda ao enteado, recentemente falecido no acidente de carro.

Em anos anteriores, a própria mulher de Errol já tinha escrito uma carta ao dono do X, onde falava sobre os abusos do marido a uma das filhas dos dis.

Mais uma vez, Errol Musk nega todas as acusações. Sobre o incidente com a enteada alega que ela lhe ‘saltou para cima’ quando ele estava a dormir e beijou-o.

Quanto a possíveis abusos ao enteado considerou que a acusação era “ridícula” e quanto às duas filhas era “absurda”.

Enteada e Errol Musk envolvem-se e têm um filho

Enquanto isso, a enteada entrou numa espiral descendente, envolvendo-se cada vez mais no mundo das drogas - e acabou por desistir da faculdade. Ao The New York Times, confessou que o uso de narcóticos era uma consequência dos traumas que sofreu na infância, sem especificar se se referia ou não aos abusos.

Anos depois, a enteada decidiu contatar Errol Musk e pedir-lhe ajuda. Tinha 29 anos.

Segundo o próprio, numa entrevista em 2018, ao The Sunday Times, os dois acabaram por se envolver. 

“Uma coisa levou à outra - podem chamar-lhe o plano divino ou o plano da natureza”, afirmou na altura, explicando que tanto ele como a, agora, ex-enteada eram pessoas muito solitárias.

O casal acabou por ter, pelo menos, um filho (apesar de haver relatos de que Errol Musk terá falado de uma segunda criança) e, pouco depois, novas acusações surgiram.

Em 2022, quando o seu filho tinha apenas 5 anos, a criança disse que o pai o tinha apalpado.

“Ele disse-me que o pai lhe apalpa o traseiro”, afirmou a avó da criança, e ex-mulher de Errol Musk. “Ele gritou: ‘Pai, não!’”

Foi aberta uma investigação ao incidente mas, até ao momento, não foram constituídos arguidos.

Errol Musk defendeu que “não há provas de nada porque isto é ridículo”.

A enteada, numa entrevista recente ao The New York Times, recusou-se a comentar quaisquer acusações de abusos contra Errol Musk, mas admitiu que nem ela nem nenhuma das suas crianças (que teve após o envolvimento com o homem) vivem com ele.

“Os meus filhos estão bem e são bem cuidados”, afirmou, acrescentando que o seu maior apoio financeiro vem de Elon Musk que todos os meses lhe envia dinheiro. “O Elon sempre me apoiou.”

Errol Musk foi casado três vezes e tem, pelo menos, 9 filhos e enteados

O pai de Elon Musk teve três casamentos ao longo da vida. 

Do primeiro, resultaram três crianças, incluindo o próprio dono da Tesla, e terminou após nove anos de matrimónio em 1979.

O segundo, dez anos depois, foi de curta duração e o casal não teve filhos.

Já o terceiro, em 1992 trouxe duas novas meninas ao mundo, sendo que esta esposa de Errol já trazia três crianças de um outro casamento (duas raparigas e um rapaz).

Foi com uma destas enteadas que Errol Musk se terá envolvido mais tarde e tido um outro rapaz.

As acusações, apesar de terem sido constantes, ao longo das últimas duas décadas, não conduziram a nenhuma acusação formal na Justiça e, portanto, nada foi comprovado até ao momento.

Contudo, o próprio filho de Errol Musk, Elon Musk, afirmou numa entrevista em 2017 à Rolling Stone que o pai já tinha feito “quase todas as coisas horríveis que alguém possa pensar”. 

Em 2023, Musk disse ainda que não fala com o pai, mas que ele e o irmão suportam financeiramente Errol sob a condição de que ele não tenha maus comportamentos.

Numa publicação no X, nesse mesmo ano, Musk confessou que, mesmo assim, o seu pai não cumpre a sua parte do acordo.

Leia Também: Lula denuncia na ONU "agressão contra poder judiciário inaceitável" dos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10