Procurar

Polónia vai reabrir fronteira com a Bielorrússia (mas deixa alerta)

A Polónia vai reabrir a fronteira com a Bielorrússia na meia-noite de quarta-feira, após ter sido fechada devido ao exercício militar conjunto que o país vizinho realizou com a Rússia, anunciou hoje o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk.

Polónia vai reabrir fronteira com a Bielorrússia (mas deixa alerta)

© WOJTEK RADWANSKI/AFP via Getty Images

Lusa
23/09/2025 15:38 ‧ há 1 semana por Lusa

O exercício, intitulado Zapad-2025 (Ocidente-2025), juntou as forças armadas de Minsk e Moscovo num cenário em que foi simulada uma hipotética invasão por parte de forças estrangeiras que ameaçassem a soberania da Bielorrússia.

 

Esta operação conjunta realizou-se poucos dias depois de dezenas de drones russos terem violado o espaço aéreo polaco, uma afronta que provocou reações de vários líderes internacionais, uma vez que a Polónia é membro da NATO.

"O fim destas manobras reduz, não diria elimina, mas reduz os vários riscos associados à atitude agressiva dos nossos vizinhos de leste", disse o chefe do Governo polaco à imprensa.

Contudo, Tusk frisou que "se as tensões ou o comportamento agressivo de certos vizinhos se intensificarem", não hesitará em "tomar a decisão de as fechar novamente".

A Bielorrússia, uma antiga república soviética, é um aliado fundamental da Rússia, que utilizou o território bielorrusso para lançar a sua ofensiva contra a Ucrânia em fevereiro de 2022.

O encerramento da fronteira teve um impacto não só entre os vizinhos, mas também na China e por consequência em toda a União Europeia, dado que uma das maiores rotas comerciais chinesas atravessa esta fronteira.

Durante uma visita a Varsóvia, a 15 de setembro, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, foi "informado" pelo seu homólogo polaco, Radoslaw Sikorski, das razões do encerramento da fronteira, anunciou na altura o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco.

Leia Também: Polónia detém dois bielorrussos após drone sobrevoar edifícios do governo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10