Procurar

Volker Türk pede que abusos na Coreia do Norte sejam denunciados ao TPI

O alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, instou segunda-feira os Estados-membros do organismo a levarem as graves violações sobre a população na Coreia do Norte ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

Volker Türk pede que abusos na Coreia do Norte sejam denunciados ao TPI

© Getty Images

Lusa
23/09/2025 07:52 ‧ há 5 dias por Lusa

Mundo

alto-comissário da ONU

"O isolamento prolongado da Coreia do Norte alimenta violações dos direitos humanos e enfraquece a paz e a segurança regional e internacional", realçou Türk no Conselho de Direitos Humanos da ONU, onde apresentou um relatório sobre a situação das liberdades fundamentais naquele país desde 2014.

 

O relatório, publicado em 12 de setembro, retrata uma "década perdida", segundo Türk, na qual os cidadãos norte-coreanos continuaram a ser "silenciados, monitorizados, explorados e controlados em todos os aspetos das suas vidas".

O documento denuncia ainda as contínuas execuções públicas, o trabalho forçado de quase toda a população sob a forma de "brigadas de choque" e a existência de pelo menos quatro prisões para presos políticos.

Além disso, um dos estados mais isolados do planeta criminaliza qualquer pessoa que tente aceder a informação externa, incluindo penas de morte para atos como a partilha de filmes, música ou séries de televisão estrangeiras.

Türk acrescentou hoje, perante o conselho, que não há progressos na procura de informações sobre cidadãos japoneses, sul-coreanos e outros que, há algumas décadas, foram raptados no estrangeiro por agentes norte-coreanos.

Segundo as conclusões do relatório, todos os abusos ocorrem no contexto de um país em grave crise, onde cerca de 40% da população está subnutrida.

Türk denunciou ainda os elevados níveis de discriminação no país devido ao sistema social 'songbun' (castas sociais), que classifica a população de acordo com a origem familiar, a lealdade política e a conduta pessoal.

A investigação apresentada ao conselho, compilada, entre outras fontes, com testemunhos de mais de 300 norte-coreanos que fugiram do país, concluiu que nenhuma outra população no mundo está atualmente sujeita a um escrutínio tão intenso como o sofrido pelos cidadãos do país asiático.

O relatório do Gabinete de Direitos Humanos da ONU apela às autoridades norte-coreanas para que abolirem a pena de morte, abandonem práticas como a tortura e os maus-tratos a detidos e retomem os reencontros entre familiares separados pelo conflito intercoreano após sete anos de ausência.

Leia Também: ONU condena ataque a Doha como golpe contra mediação em todo o mundo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10