Procurar

Presidente da Moldova acusa Rússia de comprar votos antes das legislativas

A presidente da Moldova, Maia Sandu, denunciou hoje que a independência e a soberania do país estão em perigo devido às ações da Rússia, acusando Moscovo de tentar influenciar as próximas eleições legislativas.

Presidente da Moldova acusa Rússia de comprar votos antes das legislativas

© Getty Images

Lusa
22/09/2025 19:07 ‧ há 1 semana por Lusa

Mundo

Moldova

"O Kremlin está a gastar centenas de milhões de euros para comprar centenas de milhares de votos em ambas as margens do [rio] Dniester e no estrangeiro. Se a Rússia assumir o controlo da Moldova, as consequências serão sentidas imediatamente, tanto no nosso país como em toda a região", declarou Sandu num discurso televisivo, citada pela publicação NewsMaker.

 

A chefe de Estado, pró-europeia, defendeu que "a Europa vai parar na fronteira com a Moldova" caso as forças pró-Rússia vençam as eleições do próximo domingo, acrescentando que a situação na região separatista da Transnístria ficará "desestabilizada", nesse cenário.

Sandu disse ainda que Moscovo "tem cúmplices na Moldova", pessoas que, segundo a presidente, "já demonstraram no passado estar dispostas a vender o país por dinheiro".

Horas antes do discurso, as forças de segurança moldavas anunciaram ter realizado mais de 250 buscas no âmbito de uma investigação por "preparação de distúrbios em massa e desestabilização da situação" antes das eleições, tendo feito 74 detenções.

A oposição pró-Rússia denunciou a existência de um ambiente de perseguição política e o ex-presidente e líder socialista Igor Dodon acusou mesmo o governo de tentar intimidar críticos e garantir a vitória do Partido de Ação e Solidariedade (PAS), no poder.

Analistas consideram que, tal como no referendo pró-europeu de outubro de 2024, o voto da diáspora moldava poderá ser decisivo.

Centenas de milhares de emigrantes vivem em países como Itália, Espanha e Portugal, e poderão novamente inclinar o resultado a favor das forças pró-europeias.

Ainda assim, alguns observadores antecipam que o PAS de Maia Sandu só conseguirá manter-se no poder através de uma coligação com partidos minoritários.

Leia Também: UE e Moldova prolongam até março de 2027 acordo de transporte rodoviário

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10