Procurar

Estónia vai acionar artigo 4.º da NATO após incursão de caças russos

A Estónia anunciou hoje que vai solicitar à NATO a ativação do artigo 4.º do Tratado do Atlântico, que prevê consultas entre aliados em caso de ameaça, após a violação do seu espaço aéreo por três caças russos.

Estónia vai acionar artigo 4.º da NATO após incursão de caças russos

© ANTTI AIMO-KOIVISTO/Lehtikuva/AFP via Getty Images

Lusa
19/09/2025 19:50 ‧ há 1 semana por Lusa

"Tal violação é completamente inaceitável. O Governo estónio decidiu solicitar consultas nos termos do artigo 4.º da NATO", escreveu o primeiro-ministro, Kristen Michal, numa mensagem na rede social X.

 

O Governo da Estónia denunciou hoje a entrada de três caças russos no espaço aéreo do país, onde alegadamente permaneceram, sem permissão, 12 minutos, e convocou o representante de Moscovo (encarregado de negócios) para protestar perante tal incidente.

De acordo com um responsável da NATO, que falou sob anonimato e citado pelas agências internacionais, F-35 italianos, aviões de combate fabricados nos Estados Unidos que participavam numa missão de vigilância do Báltico, intervieram para intercetar os caças russos.

O incidente de hoje na Estónia é o terceiro nas últimas duas semanas, depois da invasão do espaço aéreo da Polónia por drones (aeronaves pilotadas remotamente) russos, que desencadeou uma intervenção da Força Aérea polaca, e de um episódio semelhante na Roménia.

Caça russo viola espaço aéreo da Estónia:

Caça russo viola espaço aéreo da Estónia: "Brutalidade sem precedentes"

Segundo a agência Reuters, que cita fontes europeias e da NATO, um caça militar russo violou o espaço aéreo da Estónia na tarde desta sexta-feira. As aeronaves terão voado durante 12 minutos no país.

Carolina Pereira Soares com Lusa | 15:34 - 19/09/2025

Na ocasião, a Polónia também invocou o artigo 4.º da NATO.

Horas depois do incidente de hoje, a Guarda de Fronteiras da Polónia informou que dois caças russos sobrevoaram "a baixa altitude" a plataforma petrolífera Petrobaltic, no Mar Báltico, violando a zona de segurança da infraestrutura.

"As Forças Armadas polacas e outros serviços foram notificados", acrescentaram as autoridades polacas.

Varsóvia sublinhou que os serviços de segurança monitorizam permanentemente a situação da infraestrutura marítima crítica, incluindo fora das águas territoriais polacas.

Leia Também: NATO intercetou caças russos no espaço aéreo da Estónia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10