O casal de idosos britânicos libertado pelos talibãs, durante a manhã desta segunda-feira, após quase oito meses de detenção numa prisão de alta segurança, no Afeganistão, já está no Qatar e reuniu-se com uma das filhas.
Barbie Reynolds, de 76 anos, e o marido, de 80, foram libertados por mediação do Qatar e, posteriormente, aterraram em Doha, onde foram recebidos pela filha. O reencontro foi marcado por lágrimas e abraços, como ver na galeria acima.
Após exames médicos, viajarão para o Reino Unido, apesar de viverem na província de Bamiyan, no Afeganistão, há décadas.
Segundo a BBC, os talibãs afirmaram que o casal infringiu as leis afegãs e foi libertado após um processo judicial, mas nunca divulgaram o motivo da detenção.
No Aeroporto Internacional de Cabul, antes de entrar no avião em direção a Doha, no Qatar, Barbie Reynolds tinha afirmado que estava ansiosa por "ver os filhos e a família". Já questionada pela Sky News se voltaria ao Afeganistão, respondeu: "Se pudermos".
Em comunicado, os filhos e netos do casal disseram tratar-se de "um momento de imensa alegria" para a família e agradeceram ao Qatar pelo seu papel nas negociações.
"Embora o caminho para a recuperação seja longo, à medida que os nossos pais recuperam a saúde e passam tempo com a família, hoje é um dia de tremenda alegria e alívio", lê-se na nota, citada pelo The Guardian.
Em julho, os especialistas em direitos humanos da ONU alertaram que o casal podia morrer em "condições degradantes" e exigiu a sua transferência para um hospital para tratamento médico.
Em comunicado, os peritos afirmaram, ainda, não ver "nenhuma razão para que este casal de idosos seja detido e solicitaram uma revisão imediata dos motivos da sua detenção".
"É desumano mantê-los presos em condições tão degradantes e ainda mais preocupante quando a sua saúde é tão frágil. A nossa primeira exigência é a sua transferência imediata para um hospital civil para tratamento médico", destacou Alice Jill Edwards, relatora especial da ONU para a tortura.
O casal dirigia projetos escolares no Afeganistão há 18 anos, um dos quais que envolvia a formação de mães e crianças. Após a tomada de poder dos talibãs em 2021, os britânicos decidiram continuar no país e mantiveram o projeto - apesar de as mulheres estarem proibidas de trabalhar e receber educação.
Após a detenção, a casa dos Reynolds foi alvo de uma busca e os empregados questionados se o casal estaria a fazer proselitismo religioso
Peter e Barbie conheceram-se na Universidade de Bath, na Inglaterra, e casaram-se em Cabul em 1970, depois de se terem apaixonado pelo Afeganistão.
Pode ver, na galeria acima, imagens do reencontro entre o casal e uma das filhas.
Leia Também: Idosos britânicos libertados após sete meses presos no Afeganistão