Procurar

Jair Bolsonaro diagnosticado com cancro de pele

A primeira suspeita de que algo se passava aconteceu em abril, mas as lesões na pele acabaram por só ser retiradas esta semana. Acabou por se confirmar que duas eram cancerígenas e os médicos dizem que não é necessária quimioterapia.

Jair Bolsonaro diagnosticado com cancro de pele

© Ton Molina/Getty Images

Ana Teresa Banha
17/09/2025 19:04 ‧ há 3 dias por Ana Teresa Banha

O antigo presidente do Brasil Jair Bolsonaro foi diagnosticado com cancro de pele. A notícia foi confirmada por Flávio Bolsonaro, filho do ex-chefe de Estado.

 

"Meu pai já lutou batalhas mais difíceis e venceu. Essa não vai ser diferente. Pode ter certeza que isso é resultado da perseguição incessante desde que Jair Bolsonaro ousou desafiar o sistema de frente e lutar pelo Brasil. Mas quem tem Deus e o povo ao seu lado não teme nada e a ninguém!", escreveu o filho numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).

Para além da confirmação deixada por Flávio Bolsonaro, também um dos médicos que acompanha Bolsonaro, Cláudio Biroli, detalhou a situação, durante uma conferência de imprensa citada pelas publicações brasileiras.

"Foram retiradas oito lesões. Sete lesões eram suspeitas para cancro de pele e, dessas sete, duas vieram positivas para um tipo de tumor, que é o carcinoma de células escamosas, que não é nem o mais brando nem o mais agressivo. É intermediário, mas ainda assim é um tipo de cancro de pele", referiu. O boletim médico revelado esta tarde e citado pela CNN Brasil dá conta de que as lesões foram removidas no domingo, altura em que foi noticiado que Bolsonaro tinha ido ao hospital realizar um tratamento, sem se saber ainda do que se tratava.

Note-se que depois do exame realizado no domingo, o antigo presidente voltou a ser hospitalizado, na terça-feira, depois de registar pressão baixa, vómitos e uma crise de soluções. Passou esta madrugada hospitalizado e teve alta esta tarde, antes de ser anunciado que tinha sido diagnosticado com cancro.

Bolsonaro recebe alta hospitalar e regressa para prisão domiciliária

Bolsonaro recebe alta hospitalar e regressa para prisão domiciliária

O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro recebeu hoje alta hospitalar após passar a noite internado e regressou à sua residência, onde se encontra em prisão domiciliária por incumprimento de medidas cautelares.

Lusa | 18:39 - 17/09/2025

Da deteção ao que se segue

Segundo a UOL, as primeiras suspeitas aconteceram em abril, quando uma verruga no braço chamou a atenção dos médicos. Confirmado que se tratava de lesões cancerígenas, a publicação adianta ainda que as mesmas estavam localizadas no braço e tórax.

De acordo com os médicos, citados pela imprensa, não será necessário que Bolsonaro seja submetido a quimioterapia, sendo necessário sim um "acompanhamento clínico e reavaliação periódica".

Os tratamentos necessários poderão ser prestados em casa, para onde o antigo presidente já se dirigiu após alta hospitalar, dado que está em prisão domiciliária.

Recorde-se de que, na quinta-feira da semana passada, Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, depois de a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal ter formado maioria para condenar o ex-presidente por tentativa violenta de abolição do Estado de Direito Democrático, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de património.

Bolsonaro foi ainda considerado culpado de liderar a organização julgada criminosa.

Para além deste processo, Jair Bolsonaro foi indiciado, em julho de 2024, num processo sobre apropriação indevida de joias dadas de presente pela Arábia Saudita ao Governo brasileiro, na altura em que Bolsonaro ocupava a presidência brasileira.

A Procuradoria-Geral da República está ainda a analisar se deduz acusação ou se arquiva o caso.

[Notícia atualizada às 19h25]

Leia Também: Vómitos e pressão baixa após anemia: Bolsonaro passará noite no hospital

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10