Procurar

Diamantino perdeu pernas, mas não a esperança. Para já, precisa de ajuda

Um jovem de 24 anos, natural da ilha da Madeira, perdeu as duas pernas num acidente de mota, no final do mês de agosto. Apesar do acidente, Diamantino considera que é um milagre estar vivo e quer voltar a trabalhar. Para já, precisa de ajuda para adquirir as próteses.

Diamantino perdeu pernas, mas não a esperança. Para já, precisa de ajuda

© Reprodução / GoFundMe

Natacha Nunes Costa
17/09/2025 15:14 ‧ há 1 semana por Natacha Nunes Costa

Mundo

Madeira

Diamantino Pereira, de 24 anos, viveu um dos piores pesadelos que os jovens podem ter. Ficou sem as duas pernas, num violento despiste de mota, no passado dia 27 de agosto, na zona do Porto Novo, em Santa Cruz, na ilha da Madeira.

 

Mas podia ter sido pior. O jovem considera mesmo que foi um milagre ter sobrevivido. Nesse fatídico dia, como contou nas redes sociais e, posteriormente, ao jornal Diário de Notícias da Madeira, seguia na sua mota, na Via Rápida, quando perdeu o controlo da mesma devido a uma poça de água.

Foi projetado contra os rails, que lhe amputaram, automaticamente, as duas pernas.

Um amigo, que seguia numa outra mota atrás dele, presenciou todo o acidente. Logo a seguir, passou uma médica, que o poderá ter sido a sua salvação.

"Foi tudo muito rápido, mas lembro-me de levantar a cabeça e ver que não tinha as pernas. Entrei em pânico e achei que a minha vida tinha acabado ali. Sei que nessa hora passou uma médica no local que me fez um garrote e, provavelmente, foi isso que me salvou", contou ao jornal regional.

Já no hospital, Diamantino foi submetido a 18 transfusões de sangue. Além da amputação das pernas, o barman também fraturou duas costelas, a clavícula e o fémur, o que o obrigou a ser operado duas vezes. O seu pulmão esquerdo também colapso, pelo que foi necessário colocar um dreno.

Agora encontra-se em fase de recuperação. Assim que as feridas sararem, Diamantino iniciará a reabilitação, muito provavelmente, fora da Madeira.

Entretanto, para comprar as próteses que lhe darão mais autonomia o jovem lançou uma angariação de fundos. O objetivo é chegar aos 20 mil euros. Em menos de um dia, o jovem já recebeu mais de 700 doações e conseguiu angariar 80% do valor.

No futuro, Diamantino pretende também voltar ao trabalho que tanto gosta, o de barmen.

"Tenho de encarar a vida com positivismo. Não tenho as duas pernas, mas sei que pelo mundo há quem tenha perdido duas pernas e um braço. É por isso que devemos valorizar a vida e as oportunidades que temos. Há sempre alguém em situação pior e o importante é manter a cabeça erguida", notou, deixando o alerta a todos os motociclistas: "tenham muita atenção ao equipamento que usam, porque a proteção é essencial".

Leia Também: Perdeu marido e ficou ferida no Elevador da Glória. Amigos tentam ajudar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10