Procurar

Primeiro-ministro francês limita "privilégios" de ex-chefes do Governo

O primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, anunciou segunda-feira que vai limitar, a partir de 01 de janeiro de 2016, certos "privilégios" acordados para antigos chefes de Governo, como proteção policial, motorista e assistente pessoal.

Primeiro-ministro francês limita "privilégios" de ex-chefes do Governo

© JEFF PACHOUD/AFP via Getty Images

Lusa
16/09/2025 07:42 ‧ há 2 semanas por Lusa

Mundo

França

"Os privilégios 'em vida' dos ex-membros do Governo serão suprimidos a partir de 01 de janeiro de 2026. Embora seja normal que a República proteja as pessoas que estão sob ameaça, não é concebível que possam beneficiar de vantagens em vida, por um cargo que é temporário", disse o líder do executivo francês numa mensagem na rede social X.

 

O chefe de Governo falou de "uma proteção policial acordada para os antigos primeiros-ministros e ministros do Interior por uma duração limitada e renovada em função da realidade do risco".

Numa entrevista à imprensa regional publicada no sábado, o novo primeiro-ministro mostrou-se determinado a "acabar" com essas vantagens, porque "não se pode pedir aos franceses que façam esforços quando o próprio Estado não o faz", defendeu.

Leia Também: Novo primeiro-ministro francês decidiu "retirar a supressão de feriados"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10