Procurar

Corpo de Charlie Kirk chega ao Arizona escoltado por forças dos EUA

O caixão do conservador Charlie Kirk, que foi assassinado na quarta-feira num evento universitário no oeste dos Estados Unidos, chegou a Phoenix, no Arizona, onde residia, entre fortes medidas de segurança e homenagens em sua memória.

Corpo de Charlie Kirk chega ao Arizona escoltado por forças dos EUA
Anterior Seguinte
Galeria

9 Fotos

© Eric Thayer/Getty Images

Lusa
12/09/2025 23:06 ‧ há 1 dia por Lusa

Depois de chegar na quinta-feira ao Aeroporto Internacional Phoenix-Sky Harbor, o corpo de Kirk foi retirado do Air Force Two, o avião do vice-presidente norte-americano J.D. Vance, por militares fardados.

 

Vance ajudou a transportar o caixão de Kirk da aeronave para o transporte até à Capela Mortuária Hansen, localizada na zona norte da cidade, onde estiveram elementos da comunidade conservadora e dos políticos locais.

O veículo que transportava o seu caixão foi escoltado por vários veículos e motas das forças de segurança norte-americanas.

Quando o seu corpo chegou à sede da organização de Kirk, a Turning Point USA, localizada no sul de Phoenix, centenas de pessoas reuniram-se para prestar homenagem ao ativista conservador, deixando flores, velas e bandeiras americanas no exterior.

Na Igreja Dream City, onde o ativista participava nos cultos e organizava ocasionalmente comícios políticos, foi dedicado um culto em sua honra.

Uma declaração descreveu-o como "uma voz apaixonada e líder na defesa da fé, da liberdade e da verdade bíblica: uma força orientadora para uma geração que procura clareza num mundo complexo".

A Universidade Estadual do Arizona está também a planear uma vigília em homenagem a Kirk para a tarde de 15 de setembro.

Kirk, de 31 anos, pai de dois filhos e amplamente conhecido por ter fundado a organização conservadora Turning Point, era um aliado próximo do Presidente dos EUA, Donald Trump, que anunciou que lhe iria atribuir, postumamente, a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honra civil do país.

O ativista conservador foi baleado no pescoço na quarta-feira, enquanto participava num debate universitário perante centenas de pessoas na Universidade Utah Valley.

"Apanhámo-lo". Os detalhes da detenção do suspeito de matar Charlie Kirk

O governador do Utah confirmou que Tyler Robinson, de 22 anos, foi detido após um "familiar" ter contactado um "amigo de família", que, por sua vez, alertou as autoridades. Durante a investigação, descobriu-se que o jovem tinha balas com várias inscrições, incluindo "Bella Ciao" e "Se leres isto, és gay".

Márcia Guímaro Rodrigues | 16:27 - 12/09/2025

Tyler Robinson, um jovem de 22 anos acusado de ter assassinado Kirk, foi hoje capturado.

De acordo com as autoridades, foi um familiar de Tyler Robinson quem o denunciou, depois de este ter sugerido que cometera o crime.

Trump declarou a sua intenção de comparecer ao funeral de Kirk, que se realizará no Arizona, embora a data e o local sejam atualmente desconhecidos.

Leia Também: Trump pede a apoiantes que respondam de forma não violenta à morte de Kirk

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10