Esta nova verba reforçará a preparação do país para o inverno e protegerá os civis contra o frio extremo, segundo um comunicado do executivo comunitário.
Os parceiros da ajuda humanitária da União Europeia fornecerão materiais de abrigo, repararão casas e centros danificados para as pessoas deslocadas, melhorarão o acesso à água, ao saneamento e ao aquecimento.
O financiamento incluirá assistência pecuniária, combustíveis sólidos, equipamentos de aquecimento e isolamento, bem como pontos de aquecimento de emergência. Será dada especial atenção aos grupos vulneráveis, como os idosos, as crianças, as pessoas com deficiência e as famílias deslocadas que vivem em locais coletivos.
Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, a UE canalizou mais de 156 mil toneladas de ajuda humanitária através do seu Mecanismo de Proteção Civil.
Em resposta à destruição generalizada da infraestrutura energética da Ucrânia, este apoio inclui equipamentos energéticos como 9.342 geradores de energia, 6.917 transformadores e milhões de lâmpadas LED economizadoras de energia.
Leia Também: UE prolonga sanções à Rússia (19.º pacote incluirá petróleo e bancos)