Procurar

Rubio adverte que EUA responderão à "caça às bruxas" contra Bolsonaro

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, alertou hoje que o seu país responderá à condenação do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, por esta tentar reverter a ordem democrática, uma decisão que classificou como "caça às bruxas".

Rubio adverte que EUA responderão à "caça às bruxas" contra Bolsonaro

© NATHAN HOWARD/POOL/AFP via Getty Images

Lusa
11/09/2025 23:51 ‧ há 2 dias por Lusa

"Continua a perseguição política liderada por Alexandre de Moraes, sancionado por violar os direitos humanos, depois de ele e outros membros do Supremo Tribunal Federal do Brasil terem decidido injustamente prender o ex-presidente Jair Bolsonaro", denunciou Marco Rubio após o conhecimento da decisão de condenação.

 

"Os Estados Unidos responderão em conformidade a esta caça às bruxas", acrescentou, sem dar mais detalhes.

Anteriormente, em declarações à imprensa, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar "surpreso" com a condenação e defendeu Jair Bolsonaro, um dos seus aliados no exterior, considerando-o um "bom homem".

Trump impôs há algumas semanas uma tarifa de 50% sobre a maioria dos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos como retaliação pelo processo na justiça brasileira contra Bolsonaro, uma medida rejeitada pelo governo do Brasil, liderado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O governo americano também sancionou e proibiu a entrada no país do juiz Alexandre de Moraes, instrutor do caso Bolsonaro, a quem acusa de realizar uma "caça às bruxas".

Bolsonaro foi condenado hoje pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil a 27 anos e três meses de prisão por ter conspirado contra a ordem democrática após a sua derrota nas eleições de 2022 frente ao atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula da Silva tomou posse a 01 de janeiro de 2023 e, uma semana depois, milhares de ativistas de extrema-direita invadiram violentamente os edifícios da Presidência, do Parlamento e do próprio Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Leia Também: Supremo do Brasil condena Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10