Procurar

"É um animal". FBI faz "progressos" na busca por atirador, diz Trump

Donald Trump revelou que o FBI está a fazer "grandes progressos" na busca pelo homem que matou o ativista Charlie Kirk. Referiu ainda não estar preocupado com a sua segurança, mas sim com os Estados Unidos.

"É um animal". FBI faz "progressos" na busca por atirador, diz Trump

© Aaron Schwartz/CNP/Bloomberg via Getty Images

Notícias ao Minuto
11/09/2025 23:08 ‧ há 1 dia por Notícias ao Minuto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, esta quinta-feira, que o FBI está a fazer "grandes progressos" na busca pelo suspeito que assassinou Charlie Kirk, na quarta-feira, dia 10 de setembro. 

 

Segundo a Sky News, Trump disse ter uma "indicação" de qual terá sido o motivo do suspeito para atirar contra o ativista ultraconservador de 31 anos, mas não adiantou mais informações. 

"Ele é um animal, um grande animal. Espero que o encontrem", afirmou. 

Já questionado se estaria preocupado com a sua segurança, o presidente norte-americano salientou que "não". "Estou preocupado com o nosso país"

"Nós temos um grupo de lunáticos da esquerda radical, loucos absolutos. Vamos resolver este problema", referiu.

Donald Trump disse ainda que falou com a mulher de Charlie Kirk, que está "completamente devastada". 

De recordar que Charlie Kirk era casado com Erika Frantzve, ex-Miss Arizona. O casal tem dois filhos: um menino de um ano e uma menina de três.

FBI já divulgou imagens de "pessoa de interesse" no assassinato

"Estamos a pedir ajuda à população para identificar esta pessoa de interesse em conexão com o tiroteio fatal de Charlie Kirk na Utah Valley University", lê-se numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).

As fotografias partilhadas mostram um homem com um boné e de óculos de sol. Tem vestido uma camisola escura de manga comprida e calças de ganga.

O FBI está ainda a oferecer uma recompensa de até 100.000 dólares (cerca de 85.223 euros) por informações que permitam chegar à "identificação e prisão do individuo responsável por matar Charlie Kirk".

FBI divulga fotografia de suspeito de ter matado Charlie Kirk

FBI divulga fotografia de suspeito de ter matado Charlie Kirk

Foram divulgadas duas fotografias do suspeito que terá atirado contra Charlie Kirk num evento na Utah Valley University. O FBI, que já havia partilhado alguns detalhes, pediu "ajuda" à população para identificar o homem.

Maria Gouveia | 17:12 - 11/09/2025

O que se sabe sobre o atirador?

O comissário do Departamento de Segurança Pública do Utah adiantou que o suspeito aparenta "ter idade universitária" e é do sexo masculino.

Por sua vez, Robert Bohls, agente do FBI, voltou a afirmar que as autoridades não sabem do paradeiro do suspeito. No entanto, o FBI tem "um bom vídeo" do indivíduo, assim como imagens do seu rosto.

"Idade universitária". Que se sabe sobre atirador que matou Charlie Kirk?

Charlie Kirk foi assassinado durante um evento na Utah Valley University, nos Estados Unidos. O atirador ainda não foi detido, mas as autoridades começaram a revelar alguns detalhes, como, por exemplo, o facto de terem um vídeo e fotografias do suspeito.

Notícias ao Minuto | 15:38 - 11/09/2025

Quem era Charlie Kirk?

Charles James Kirk, conhecido como Charlie Kirk, nasceu a 14 de outubro de 1993, filho de um arquiteto e de uma conselheira de saúde mental. Cresceu nos subúrbios de Chicago e, aos 31 anos, era um influente ativista político conservador, tendo feito parte das campanhas eleitorais de Donald Trump. 

O ativista deu os primeiros passos na política ainda na escola e, em 2012, quando tinha 18 anos, fundou a Turning Point USA (TPUSA), uma organização ultraconservadora que tem como objetivo promover políticas nos campus de escolas secundárias e universidades. 

Kirk afirmou-se como uma personalidade dos media norte-americanos, sendo apresentador do 'The Charlie Kirk Show', um programa no canal Real America's Voice. Escreveu também livros, incluindo o bestseller 'The MAGA Docrine: The Only Ideas That Will Win The Future' ['A Doutrina MAGA: As Únicas Ideias Que Vencerão o Futuro', na tradução livre], escreve a BBC.

Quem era Charlie Kirk, o aliado de Trump morto a tiro num evento?

Quem era Charlie Kirk, o aliado de Trump morto a tiro num evento?

Charlie Kirk morreu aos 31 anos após ser baleado durante um evento no Utah. O presidente norte-americano descreveu-o como um jovem "amado e admirado por todos", mas as opiniões dividem-se devido às suas posições controversas.

Márcia Guímaro Rodrigues | 00:09 - 11/09/2025

Leia Também: Universidades afro-americanas sofrem ameaças após a morte de Charlie Kirk

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10