O acidente do camião, que transportava quase 50.000 litros de gasolina numa importante autoestrada, provocou chamas e fumo, que se espalhou pelo sul da capital.
A prefeita da capital mexicana, Clara Brugada decretou o estado de "emergência" na sequência do incidente, que queimou quase 30 veículos e deixou 19 feridos em estado grave, incluindo o motorista do camião. Entre os feridos encontram-se um bebé e uma criança de 2 anos.
Brugada informou que foi aberta uma investigação, sendo que, aparentemente, o camião explodiu depois de capotar na autoestrada.
"Este é um acidente horrível", disse a prefeita no local da explosão.
Escalofriante vídeo de la tragedia de la explosión de una pipa de gas en el puente de la Concordia, en Calzada de Zaragoza.
— Oswaldo Ríos (@OSWALDORIOSM) September 10, 2025
¡Qué desesperación! pic.twitter.com/CxmWOVnzqP
O camião-cisterna tombado tem o logótipo da empresa de energia Silza na lateral, mas um funcionário da empresa, que prestou declarações à agência Associated Press sob condição de anonimato, negou que o veículo pertença à empresa. A Silza não respondeu em tempo útil à AP, que solicitou um comentário e detalhes.
Entretanto, o Ministério do Ambiente do México fez saber através de um comunicado que a Silza não possui o seguro atualizado necessário para transportar gás, porque um pedido da empresa neste sentido terá sido rejeitado.
Imagens divulgadas na internet pelas autoridades mexicanas mostraram enormes chamas a sair de um camião. Outras imagens nas redes sociais mostram dezenas de pessoas a gritar e a fugir da explosão.
Pessoas com o corpo todo queimado, algumas com roupas em pedaços coladas à pele, emergiram das chamas. Outras pessoas nas imagens tinham o rosto queimado.
Enquanto veículos de emergência passavam em alta velocidade e médicos atendiam os feridos, grupos de pessoas acorriam para ajudar a retirar de viaturas vítimas queimadas e levá-las para local seguro.
A presidente mexicana Claudia Sheinbaum expressou condolências às famílias das vítimas fatais numa publicação na rede social X e agradeceu às equipes de emergência pelo trabalho.
A explosão ocorreu numa das estradas mais importantes que ligam a capital do México à cidade de Puebla. A estrada foi reaberta ao fim da tarde.
Leia Também: México: N.º de mortos em colisão entre comboio e autocarro sobe para 10