Procurar

Autoridades vão suspender mineração por tempo indeterminado em Moçambique

A Governadora da Província de Manica, no centro de Moçambique, disse hoje que serão suspensas, por tempo indeterminado, as atividades de todas empresas mineradoras na região, para salvaguardar a saúde pública e "reorganizar" os leitos dos rios.

Autoridades vão suspender mineração por tempo indeterminado em Moçambique

© Shutterstock

Lusa
10/09/2025 21:04 ‧ há 2 dias por Lusa

"Acima de tudo está a vida humana, a saúde pública é que está em causa. Razão pela qual temos que suspender temporariamente", disse hoje Francisca Tomás, durante uma sessão extraordinária do Governo dos distritos de Manica.

 

Segundo a responsável, a suspensão, por tempo indeterminado, da exploração na província vai permitir a "reorganização" do leito dos rios, poluídos pela atividade mineira.

"Se deixarmos os leitos dos rios como estão não vamos resolver a situação como queremos. Porque mesmo que chova, aqueles leitos que estão desviados não vão permitir que a água possa correr normalmente, vão só empurrar matope [lama] à barragem de Chicamba", explicou a governadora.

Francisca Tomás reconheceu o impacto negativo que a paralisação da exploração pelas 28 empresas mineradoras que operam na província terá na geração de renda e na economia do país.

"É verdade que a economia precisa deste setor mineiro, mas temos que diversificar para que possamos garantir que todos nós tenhamos algo de sustento nas nossas famílias", acrescentou Francisca Tomás.

As autoridades da província de Manica admitiram na semana passada a incapacidade de travar poluição dos rios causada pela mineração artesanal e industrial na região, pedindo "medidas estruturantes" do Governo central.

"Há aspetos que não pertencem ao nosso nível. Que ultrapassam o nível da província, que ultrapassam o nível do distrito", disse Lourenço Lindonde, secretário de Estado na província de Manica, durante uma reunião parlamentar provincial. 

Segundo o responsável, a solução para a poluição dos rios naquela província requer "muitos cuidados".

Lourenço Lindonde defendeu ainda que as medidas para resolver o problema devem partir do Governo central de Moçambique.

Em 19 de agosto a Lusa noticiou que as autoridades moçambicanas multaram mais seis mineradoras por poluição, elevando para 11 o número destas empresas penalizadas por crimes ambientais na província de Manica, centro de Moçambique.

"Na semana passada, enquanto realizávamos a reunião nacional de aprimoramento de estratégia para a mitigação dos problemas ambientais, que decorreu aqui na província de Manica, fizemos visitas de campo, onde constatámos que ainda existem empresas que violam a lei", disse Grácio Cune, inspetor nacional de minas.

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, já havia anunciado em maio a suspensão das atividades de cinco empresas mineradoras na província de Manica, por crimes ambientais e poluição.

Chapo alertou na altura que a poluição dos rios dificulta a atividade agrícola, levando mesmo à morte de animais e pessoas naquela província.

"Por causa do garimpo, todos os rios estão poluídos (...), neste momento suspendemos cinco empresas que estão a cometer este crime ambiental, porque as atividades que estão a realizar estão a estragar o meio ambiente", disse na altura o chefe de Estado.

O Presidente adiantou que, além da suspensão das atividades, as mineradoras serão obrigadas a pagar multas pelos crimes cometidos.

"Se continuarem a poluir o ambiente, até as máquinas que estão lá vamos recolher e até vender em hasta pública", declarou o Presidente.

Leia Também: EUA querem aprofundar relações económicas com Moçambique

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10