Procurar

Londres condena "violação grave" do espaço aéreo polaco pela Rússia

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, condenou hoje a "violação flagrante e sem precedentes do espaço aéreo polaco e da NATO por drones russos" durante a madrugada. 

Londres condena "violação grave" do espaço aéreo polaco pela Rússia

© Getty Images

Lusa
10/09/2025 12:20 ‧ há 2 semanas por Lusa

"Esta foi uma ação extremamente imprudente da Rússia, que apenas serve para nos lembrar do desrespeito flagrante do presidente [Vladimir] Putin pela paz e do bombardeamento constante a que os ucranianos inocentes são sujeitos todos os dias", afirmou, em comunicado.

 

Starmer disse ter falado com o homólogo polaco, Donald Tusk, "para deixar claro o nosso apoio à Polónia e que permaneceremos firmes no nosso apoio à Ucrânia".

As forças armadas polacas informaram que dezenas de projéteis russos entraram no espaço aéreo polaco, obrigando as defesas da Polónia a neutralizar alguns deles.

A violação do espaço aéreo polaco aconteceu durante um ataque da Rússia com drones à Ucrânia, países com o qual a Polónia tem fronteiras.

Donald Tusk disse que a Polónia sofreu um total de 19 violações do seu espaço aéreo por aparelhos aéreos não tripulados (drones russos).

O incidente foi condenado por outros líderes internacionais e Tusk anunciou que vai invocar o Artigo 4.º do Tratado da NATO, que prevê consultas entre todos perante ameaças à segurança de um dos Estados-membros.

É a 8.ª ativação do Artigo 4.º da NATO: O que é e o que significa?

É a 8.ª ativação do Artigo 4.º da NATO: O que é e o que significa?

O artigo permite a Estados-membros “submeter uma questão à apreciação do Conselho do Atlântico Norte”, o principal órgão de decisão política da NATO, para que o assunto seja discutido por todos os membros, e não prevê ação militar.

Carolina Pereira Soares | 11:24 - 10/09/2025

Leia Também: Polónia abate drones russos: "Violação sem precedentes" e "provocação"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10