Procurar

Primeiro-ministro francês apresenta formalmente demissão a Macron

O primeiro-ministro francês, François Bayrou, apresentou hoje formalmente a demissão ao Presidente, Emmanuel Macron, que já anunciou que vai nomear um novo primeiro-ministro, afastando a realização de novas eleições. 

Primeiro-ministro francês apresenta formalmente demissão a Macron

© BERTRAND GUAY/AFP via Getty Images

Lusa
09/09/2025 17:18 ‧ há 12 horas por Lusa

Mundo

França

Com a demissão de Bayrou fica aberto o caminho para um sucessor, de uma lista de possíveis nomes da confiança de Macron, entre eles o ministro da Defesa, Sébastien Lecornu, ou até mesmo da esquerda, como o secretário do Partido Socialista francês, Olivier Faure, que se ofereceu para ocupar o cargo. 

 

É esperado que Macron nomeie assim o quinto primeiro-ministro do segundo mandato, para que negoceie um programa e, em particular, o orçamento de Estado para 2026. 

Matignon, a sede do executivo francês, fez uma declaração a afirmar que Macron "tomou nota" da demissão de Bayrou. 

Agora, Bayrou e os ministros estão responsáveis por assegurar "os assuntos correntes até à nomeação de um novo primeiro-ministro", acrescentou na mesma declaração. 

Na segunda-feira, o primeiro-ministro demissionário viu chumbada a moção de confiança por uma esmagadora maioria de 364 votos contra 194, apresentada para reforçar a liderança perante a delicada situação das finanças públicas e antecipar a votação do plano orçamental para 2026, fortemente criticado, com cortes na ordem dos 44 mil milhões de euros. 

Coincidindo com a demissão de Bayrou, pela primeira vez em mais de duas décadas, o prémio de risco da dívida francesa ultrapassou esta manhã o da Itália, com 82 pontos de base contra 81,8, sendo o pior da zona euro.

O político centrista chegou ao cargo na sequência da moção de censura ao antecessor, o conservador Michel Barnier, em funções durante três meses.

No mandato de apenas nove meses, Bayrou enfrentou oito moções de censura, que em França podem ser aprovadas sem lugar à formação de um novo Governo com uma maioria parlamentar alternativa.

Leia Também: Macron nomeará novo primeiro-ministro francês "nos próximos dias"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10