Procurar

Empresa metalúrgica dos EUA assina acordo milionário com Paquistão

Uma empresa metalúrgica norte-americana assinou hoje um acordo de investimento de 500 milhões de dólares (cerca de 400 milhões de euros) com o Paquistão, noticiou hoje a Associated Press (AP).

Empresa metalúrgica dos EUA assina acordo milionário com Paquistão

© Reuters

Lusa
09/09/2025 00:00 ‧ há 3 dias por Lusa

A maior empresa de extração de minerais essenciais do Paquistão, a Frontier Works Organization, assinou um acordo com a empresa norte-americana U.S. Strategic Metals.

 

O acordo aborda planos como a instalação de uma refinaria polimetálica (processamento de diversos metais de minérios transformados em produtos metálicos de alta pureza), no Paquistão.

O investimento surge depois dos Estados Unidos (EUA) e o Paquistão, em agosto, chegarem a um acordo comercial.

Nesse acordo, o país asiático esperava atrair investimento norte-americano para as suas reservas de minerais e petróleo.

A U.S. Strategic Metals concentra-se na produção e reciclagem de minerais essenciais.

Um segundo acordo foi assinado entre a organização de logística paquistanesa, National Logistics Corp, e a empresa portuguesa de engenharia e construção, Mota-Engil Group.

De acordo com um comunicado do gabinete do primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, houve conversações com a delegação da U.S. Strategic Metals e da Mota-Engil sobre os recursos minerais de cobre, ouro, terras raras e outros recursos do Paquistão.

As partes manifestaram a sua disponibilidade para desenvolver instalações de valor acrescentado, aumentar a capacidade de processamento de minerais e empreender projetos de grande escala relacionados com a exploração de minerais, segundo o comunicado.

"A parceria começará imediatamente com a exportação de minerais prontamente disponíveis do Paquistão, incluindo antimónio, cobre, ouro, tungsténio e elementos de terras raras", refere a nota.

"Esta assinatura é mais um exemplo da força da relação bilateral EUA-Paquistão, que beneficiará ambos os países", disse a embaixada dos EUA no Paquistão, em comunicado.

A maior parte da riqueza mineral do Paquistão localiza-se na província do Baluchistão, no sudoeste do país, atingida pela rebelião dos separatistas (grupos que buscam a separação de uma região) se opõem à extração de recursos por parte de empresas paquistanesas e estrangeiras.

Foram também encontradas reservas de petróleo e minerais no sul de Sindh, no leste do Punjab e no noroeste de Khyber Pakhtunkhwa, na fronteira com o Afeganistão.

Leia Também: Bruxelas multa Eurofield em 172.000€ por prestar informação incompleta

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10