Uma comediante britânica está presa na Turquia, há mais de um mês, enquanto aguarda julgamento por ter, alegadamente, furtado três itens de uma loja da Zara. Cerys Nelmes enfrenta uma pena de três anos.
O caso aconteceu a 22 de julho deste ano, quando a comediante de 47 anos e mãe de uma criança, de férias no país, saiu da loja com o equivalente a 126 euros em roupas - sem pagar.
Nas imagens de videovigilância da loja, entretanto tornadas públicas, é possível ver a mulher com roupas ainda nos cabides a atravessar a loja e sair da mesma, aparentemente distraída pelo telemóvel.
Já fora do estabelecimento, Nelmes para no lugar e permanece a olhar para o dispositivo, momento após o qual um funcionário vai ter com ela e a encaminha de volta à loja.
Veja as imagens na publicação abaixo.
Ünlü İngiliz komedyen İstanbul’da gözaltına alındı!
— Darp Haber (@DarpHaber) July 28, 2025
Şişli'de, bir giyim mağazasından kıyafet çaldığı iddiasıyla gözaltına alınan İngiliz komedyen Cerys Nelmes, adli kontrol şartıyla serbest bırakıldı. pic.twitter.com/tmPZ1zxOg7
Comediante alega que se esqueceu de pagar
Nas redes sociais, citadas pelo The Sun, Nelmes explicou que "não passou de um erro vergonhoso" e que simplesmente se esqueceu de pagar, sem ter qualquer intenção de furtar os itens.
A comediante alega ainda que voltou "de imediato à loja e entregou a roupa aos funcionários", que lhe pediram para efetuar o pagamento e que ela aceitou tendo o gerente "aceitado isto".
Contudo, Nelmes diz que, de um momento para o outro, apesar de ter insistido que ia pagar os itens, foi levada para uma sala e trancada no seu interior.
"Horas depois, sem ninguém falar comigo, fui levada pela polícia para uma esquadra onde me pediram para assinar documentos que eu não conseguia ler", conta.
Após isto, diz ter sido trancada numa cela "imunda" durante 24 horas "sem comida ou casa de banho". E acrescenta: "Quando pedi água, responderam-me que não me conseguiam entender".
No dia seguinte, foi levada perante um juiz que concordou em soltá-la em liberdade condicional, mas que também lhe impôs uma proibição de viajar - prendendo a comediante na Turquia até o julgamento terminar.
Nelmes confessa já ter cerca de 7.500 euros de dívida
Atualmente, Nelmes diz ter sido acolhida por uma família turca que lhe providenciou "uma cama e comida", mas mostra-se preocupada com o futuro, especialmente tendo em conta de que está num país em que não fala a língua e onde não tem forma de se sustentar - ou sequer de pagar os custos judiciais.
Numa publicação no Instagram, citada pelo The Mirror, a comediante diz ter, neste momento, uma dívida de mais de 6.500 libras (cerca de 7.500 euros).
"Atualmente devo mais de 6.500 libras em advogados, intérpretes, mudança de procuração, uma cama para dormir e comida. O meu país não me está a ajudar com nada. E lembremo-nos de que eram três itens, um dos quais já foi pago", relata.
Na última publicação que partilhou afirma que "a história é mais do que as pessoas pensam".
"Disseram-me para ficar em silêncio e não dizer mais nada sobre isto - mas sabem que mais? Chegou a um ponto em que eu, enquanto mulher, recuso-me a continuar a ser silenciada", diz. "Eu cometi um erro - e a história é mais do que as pessoas pensam. Eu tentei corrigir as coisa, mas em vez disso acabei com pessoas com quem nunca me devia ter rodeado", confessa, sem precisar o que terá, de facto, acontecido.
"Mas estou farta de estar em silêncio", acrescenta. "Eu vou contar a minha história quando finalmente regressar a casa - por isso, por favor, continuem atentos."
Leia Também: "Foi um erro parvo". Jovem britânica condenada a 25 anos no Dubai