Procurar

Egito condena intenção de Israel de transferir palestinianos por Rafah

O ministro das Relações Exteriores egípcio condenou hoje a intenção de Israel de transferir moradores da Faixa de Gaza para o Egito através de Rafah depois do primeiro-ministro israelita ter acusado as autoridades egípcias de aprisionar a população palestiniana.

Egito condena intenção de Israel de transferir palestinianos por Rafah

© Lusa

Lusa
06/09/2025 17:10 ‧ há 3 dias por Lusa

Mundo

Médio O

"A passagem de Rafah é uma passagem de fronteira para aqueles que entram na Faixa de Gaza e para ajuda humanitária e médica. Não será um passo para expulsar palestinianos do seu território. Esta é a posição firme do Egito e não mudará", disse Badr Abdelati em conferência de imprensa.

 

No Cairo, onde falava acompanhado por Philippe Lazzarini, diretor da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinianos no Oriente Próximo (UNRWA), o governante egípcio disse que o deslocamento de palestinianos é uma "linha vermelha" para os países árabes e não será permitido em nenhuma circunstância.

"Eles não podem ser forçados a sair e considerar-se que é uma decisão voluntária. Isso é fundamentalmente errado", acrescentou.

Em relação à UNRWA, Abdelati criticou as medidas tomadas por Israel contra a organização por "ameaçar minar o direito internacional e a confiança nas instituições internacionais que garantem a paz e a segurança" e também referiu que mais de 360 funcionários da UNRWA morreram na ofensiva militar israelita na Faixa de Gaza.

O ministro das Relações Exteriores egípcio, mediador nos contactos entre Israel e o Hamas, acusou Israel de intransigência por não aceitar a proposta, à qual o grupo armado palestiniano já deu sinal verde.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, aprovou planos militares para assumir o controlo da Cidade de Gaza em agosto, o que incluiu a convocatória de cerca de 60.000 soldados na reserva.

Leia Também: António Filipe pede "apoio diplomático" para proteger flotilha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10