Procurar

Discurso do Estado da União marca sessão plenária do Parlamento Europeu

A sessão plenária do Parlamento Europeu, de segunda a quinta-feira, será marcada pelo discurso do Estado da União, no qual Ursula von der Leyen deverá definir as prioridades do executivo comunitário.

Discurso do Estado da União marca sessão plenária do Parlamento Europeu

© Lusa

Lusa
06/09/2025 06:37 ‧ há 7 horas por Lusa

Na quarta-feira, no seu primeiro SOTEU - sigla pela qual a intervenção anual da 'rentré' política europeia é conhecida - desde que foi reeleita presidente da Comissão Europeia, Von der Leyen deverá abordar questões como a defesa e segurança da UE, o apoio à Ucrânia face à guerra da Rússia, as relações com os Estados Unidos e o próximo orçamento de longo prazo da UE (2028-2034).

 

Depois do discurso, segue-se um debate com os eurodeputados.

Na agenda do Parlamento Europeu está também, na terça-feira, um debate sobre a necessidade de reforçar a ajuda e a preparação da UE, na sequência dos incêndios devastadores durante o verão no sul da Europa, incluindo Portugal.

Até 31 de agosto, arderam cerca de 254 mil hectares em Portugal, fazendo de 2015 o terceiro pior de sempre em termos de área ardida.

No âmbito das relações externas, os eurodeputados vão debater, na quarta-feira, o acordo comercial UE-EUA com vista à redução das tarifas às importações impostas por Washington e o celebrado com o bloco económico Mercosul (Mercado Comum do Sul, que integra Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

O conflito lançado pela Rússia na Ucrânia será debatido com a chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas, incluindo um ponto de situação sobre as negociações da adesão do país ao bloco europeu.

A alta representante para a Política Externa da UE vai também, no mesmo dia, discutir com o PE a ação dos 27 para combater a fome em Gaza, a necessidade de libertar os reféns israelitas e avançar para uma solução de dois Estados, com a votação de uma moção agendada para quinta-feira.

A presidente da Moldava, Maia Sandu, discursa perante os eurodeputados na terça-feira, às 12h00 (11h00 de Lisboa), estando agendado, com o Conselho Europeu e com a Comissão Europeia para essa noite, um debate sobre como reforçar a resiliência deste país candidato à adesão contra as ameaças híbridas russas, em vésperas de eleições legislativas.

Leia Também: Imunidade? Advogado-geral da UE propõe extinção de recurso de Puigdemont

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10